Uma simulação em 3D, criada pela cadeia de televisão britânica ITV News explica, com base na opinião de especialistas, aquilo que poderá ter acontecido no voo do Airbus 320 que ligava Barcelona a Düsseldorf.
Num primeiro momento vê-se o piloto a abandonar o cockpit e a fechar a porta atrás de si. Imediatamente o sistema de segurança é acionado. Depois, Andreas Lubtiz, o copiloto que terá provocado a queda deliberada do avião, toma o controlo do aparelho e começa a trajetória descendente a um ritmo de mil metros por minuto (o avião seguia a 11 mil metros de altitude).
Quando o piloto tenta regressar à cabine – é ainda desconhecido o motivo que terá levado o comandante a abandonar o cockpit, deixando Lubitz sozinho – o acesso é-lhe negado a partir do interior, através de um mecanismo de segurança complexo. O sistema foi adotado no pós-11 de setembro e prevê a possibilidade do piloto que está no interior do cockpit impedir sempre a entrada de quem tenta aceder.
Sabe-se agora que o piloto terá tentado forçar a entrada e derrubar a porta com um machado. Entretanto, surgiu uma gravação áudio – não confirmada oficialmente – que se acredita ser dos últimos 60 segundos do voo 4U 9525.
Até ao final, e de acordo com o que foi possível apurar através dos registos da caixa negra, ouvem-se quatro sons distintos: o sistema de alarme de aproximação perigosa, os gritos dos passageiros que seguiam a bordo, as tentativas do piloto de derrubar a porta de segurança e o silêncio pautado apenas pela respiração, aparentemente calma, de Andreas Lubitz.
O que se sabe até agora: neste momento da investigação, a hipótese mais provável é que o copiloto tenha provocado de forma deliberada a queda do Airbus 320 na região dos Alpes; o Ministério Público alemão encontrou um atestado médico rasgado na casa de Andreas Lubitz; o copiloto terá escondido a depressão grave de que sofria da companhia aérea. A Lufthansa já anunciou a adoção da regra que obriga que estejam sempre duas pessoas em simultâneo no cockpit; o acidente de viação é considerado o mais grave em solo francês e um dos piores da história da aviação europeia. Morreram 150 pessoas.
This is what experts believe happened in the moments before the Germanwings plane came down in the French Alps
Posted by ITV News on Jueves, 26 de marzo de 2015