“Não há plano Juncker”, mas há “envolvimento pessoal” de Juncker, que tem um plano. O presidente da Comissão Europeia garante que tudo está a fazer para que seja alcançado um acordo com o governo grego de Alexis Tsipras, o que espera que aconteça até finais de maio, início de junho.

A intenção foi revelada pelo próprio em Estrasburgo. Disse Juncker que espera um acordo internacional que desbloqueie a ajuda de emergência para a Grécia e que isso aconteça mais tardar no início de junho. Juncker mostrou-se otimista quanto a um entendimento: “Sim, perto do final de maio, início de junho”.

Esta segunda-feira, foi noticiado um plano que seria promovido por Jean-Claude Juncker que previa o desembolso da última tranche de ajuda aos gregos no valor de 1,9 mil milhões de euros e em contrapartida eram pedidos esforços orçamentais no valor de cinco mil milhões de euros em dois anos. Notícia agora desmentida pelo responsável da Comissão Europeia: “Não há plano Juncker. (…) Esse rumor na imprensa britânica e grega sobre um plano Juncker não é verdadeiro”.

Na entrevista, citada pela Bloomberg, Juncker diz que está empenhado em conseguir evitar a bancarrota. Apesar disso, o responsável europeu diz que não vai ser feito um acordo até aos próximos dias 21 e 22 de maio, no encontro dos líderes europeus em Riga, mas não descarta negociações laterais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR