Dois homens acusados de terem matado uma mulher de 89 anos e agredido violentamente outras duas pessoas em junho de 2014, em Lisboa, admitiram nesta terça-feira a autoria dos crimes em tribunal. Os arguidos, de 44 e 51 anos, começaram esta tarde a ser julgados no Campus da Justiça, em Lisboa, por um crime de homicídio qualificado, dois de homicídio qualificado na forma tentada, três de roubo agravado e um de rapto.

De acordo com a acusação, os dois homens são acusados de terem matado uma idosa e de ter agredido violentamente outra, durante um assalto a uma residência em Lisboa, e ainda, noutra ocasião, de terem ferido com gravidade o proprietário de um imóvel, em Odivelas.

O primeiro caso teve lugar a 30 de junho de 2014 na residência das duas idosas, onde os homens se deslocaram com o pretexto de recuperarem um balde de tinta que ali deixaram duas semanas antes, após a realização de obras na casa, ocasião em que verificaram que as vítimas viviam sozinhas e que tinham valores e dinheiro.

Munidos de um frasco de amoníaco, “que levaram para deixar as vítimas inanimadas”, e de uma navalha de pequenas dimensões, os homens amarraram as mãos e os pés das idosas com pedaços de lençol, mantendo-as em quartos separados, e colocaram na boca de ambas tecido embebido naquele produto, até perderem os sentidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Blandina Braga terá morrido vítima de asfixia, enquanto Miquelina Bento recuperou os sentidos, libertou-se dos panos que a amarravam e conseguiu pedir ajuda aos vizinhos. A acusação indica que os arguidos conseguiram levar da casa das duas idosas, pelo menos, três anéis e um fio, ambos em ouro, um fio em prata e uma medalha avaliada em 300 euros, além de um cartão de multibanco.

O segundo caso ocorreu dias antes numa residência em Odivelas, para onde os dois arguidos atraíram o proprietário de um imóvel ao local para que este lhes mostrasse o apartamento. Chegados à porta de entrada, um dos arguidos “empurrou” o proprietário do imóvel para a casa de banho, onde, o outro suspeito o agarrou e lhe desferiu “pequenos golpes no pescoço”. Após ameaças e agressões, ao aperceberem-se que o homem não tinha consigo cartões multibanco, um dos arguidos “desferiu com a faca um golpe profundo no pescoço da vítima”, segundo a acusação.

Na primeira sessão do julgamento, que durou mais de cinco horas, os dois arguidos, que testemunharam ao tribunal em separado, admitiram a autoria dos crimes, mas asseguraram que em nenhuma das situações tinham a intenção de matar as vítimas.

Na sessão desta tarde foi ouvida uma das idosas que foi supostamente agredida pelos dois homens, Miquelina Silva, 83 anos, que ao coletivo de juízes as consequências físicas e psicológicas que resultaram do assalto. “Tenho medo de andar na rua e de estar sozinha em casa. Tenho dificuldade em dormir e tenho pesadelos. Fiquei totalmente surda e vejo mal”, sintetizou.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas o advogado de Miquelina Silva, Orlando Sampaio, mostrou-se otimista com o desfecho do julgamento e perspetivou que tudo possa ficar concluído com mais duas ou três sessões. A próxima sessão do julgamento está marcada para o dia 2 de junho, às 14h00.