Viver em Calgary, em Alberta (Canadá), é ter a preocupação constante de proteger o ambiente. É estar sujeito a uma série de políticas que condicionam os mais simples gestos, em prol da natureza. É ter de pagar muito dinheiro caso este “ideal verde” seja ignorado, nem que seja só uma vez.

Calgary é a cidade mais limpa do mundo, segundo a consultora financeira Mercer, noticia o Guardian. Calgary é também a “capital do petróleo” do Canadá e em 2011 concentrou em si 22% da emissão de gases de estufa de todo o país. Foi em resposta a esta situação que a cidade implementou várias medidas para melhorar o ambiente.

Há multas de milhares de dólares para quem deitar beatas de cigarro para o chão ou atirar lixo pela janela do automóvel. Esses valores avultados de penalização tiveram um impacto positivo na cidade, revela o Guardian. Há vários programas contra o desperdício, outros para diminuir a quantidade de resíduos que vão para aterros e aposta-se também na sensibilização dos cidadãos para um estilo de vida mais limpo.

A associação ambiental Green Calgary, por exemplo, oferece várias formações sobre como fazer a compostagem dos restos alimentares, como usar o mínimo de embalagens ou que comportamentos adotar na escolha de produtos e serviços para contribuir para o ambiente. A organização sem fins lucrativos aposta em “dar poder” aos cidadãos e cidadãs através da informação sobre os riscos da deterioração do ambiente.

No top 10 da Mercer, depois de Calgary (Canadá) está Adelaide (Austrália), Honolulu (Hawai, EUA), Minneapolis (EUA) e Kobe (Japão). Em sexto lugar surge a primeira cidade europeia — Copenhaga (Dinamarca). Logo a seguir, em sétimo lugar, está Wellington (Nova Zelândia), Helsínquia (Finlândia), Oslo (Noruega) e em décimo lugar está Freiburg (Alemanha). Os principais critérios de avaliação da consultora são a qualidade dos sistemas de esgotos, a salubridade e a qualidade da água, a poluição atmosférica, o tratamento dos resíduos e o congestionamento do trânsito.

O plano “Too Good to Waste” (Demasiado bom para desperdiçar) foi implementado em 2007 e inclui todas as estratégias e metas que Alberta, província a que pertence Cagary, terá de atingir. Uma das grandes prioridades está no investimento em alternativas para reduzir o desperdício. Até 2020, espera-se que 80% do lixo não vá para aterros. Querem alternativas mais verdes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR