O fabricante de máquinas, motores e veículos pesados Caterpillar anunciou que vai suprimir 10 mil postos de trabalho em todo o mundo e encerrar mais de 20 instalações devido à deterioração da conjuntura económica.

A eliminação de metade deste postos de trabalho terá lugar até finais de 2016 e os restantes nos dois anos seguintes, indicou o grupo norte-americano, que espera economizar 1,5 mil milhões de dólares por ano.

A empresa ainda não deu detalhes sobre as regiões e os postos afetados, mas as indemnizações por despedimento e outros custos decorrentes desta reestruturação elevam-se a dois mil milhões de dólares. Em três anos, a empresa eliminou 31 mil empregos.

“Enfrentamos condições de mercado difíceis em regiões e setores industriais importantes, como a mineração e a energia”, explicou o presidente da empresa, Doug Oberhelman, em comunicado.

O grupo fundado há 90 anos reviu em baixa a sua previsão de vendas para este ano, o terceiro em que deve registar uma descida de receitas, prevendo que o ano de 2016 também não escape a esta dinâmica negativa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR