Sampaio da Nóvoa criticou esta sexta-feira a demora na emergência dos candidatos às eleições presidenciais, lembrando que pediu ao longo dos últimos meses que fosse clarificado o cenário das presidenciais. “Julgo que a não clarificação revelou uma dependência grande das lógicas partidárias”, disse numa entrevista à SIC Notícias.

Aquele que foi um dos primeiros candidatos a avançar afirmou que nas últimas semanas, ou meses, “se assistiu a um jogo que não era muito bonito do ponto de vista da ética e dos valores democráticos”. Sampaio da Nóvoa denunciou o que qualifica de “espécie de faz de conta”, fazendo ainda uma referência a pessoas que usufruíram de um “conjunto enorme de vantagens do ponto de vista da comunicação”.

Questionado sobre se estava a referir-se a Marcelo Rebelo de Sousa, que apresentou a sua candidatura esta sexta-feira, Sampaio da Nóvoa não respondeu diretamente. Indicou poderes instalados em meios de comunicação social e “certos comentadores que parecem dispensar a necessidade de haver eleições porque está já tudo decidido”. Defendeu que é preciso humildade e um debate frontal e justo.

Apesar de saudar de forma democrática a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, Sampaio de Nóvoa defende que “não se pode ser árbitro e jogador ao mesmo tempo. Não se pode comentar as presidenciais quando já se sabe que se é candidato.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ex-líder do PSD e comentador da TVI revelou no início da semana, precisamente quando fazia comentário na estação televisiva, que já tinha tomado uma decisão sobre a sua candidatura presidencial, não tendo contudo revelado qual era.

O anúncio da candidatura do ex-líder do PSD, e até agora comentador da TVI, foi por isso, “uma notícia muito importante”, apesar de Sampaio da Nóvoa acrescentar que todos estes candidatos (incluindo Maria de Belém que vai formalizar a sua candidatura para semana) deveriam ter aparecido há muito tempo.

O candidato, que reafirmou a sua candidatura esta semana, conclui que “nenhuma democracia madura teria aceitado este jogo que se passou nos últimos meses”. Sublinhou, apesar de tudo, que a clarificação destas candidaturas ajuda-nos todos muito a travar um combate que espero que seja de ideias e valores”.