Bom dia/Boa tarde/Boa noite senhoras e senhores passageiros. Sejam bem-vindos a bordo deste voo. Para vosso conforto e segurança, por favor coloquem a vossa bagagem de mão nas bagageiras. As que não couberem ou forem pesadas deverão ser guardadas debaixo do assento à sua frente, com exceção das filas nas saídas de emergência (…).

O texto (e as suas variações) é o mesmo em todos os voos, com o objetivo de informar os passageiros sobre as principais medidas de segurança num avião. No entanto, a forma não precisa ser a mesma. Os vídeos de segurança que para os grandes viajantes já provocavam bocejos ganharam destaque nas redes sociais nos últimos anos ao substituírem a formalidade pela criatividade e o tom didático pelo humor. O resultado é um vídeo que consegue captar a atenção dos tripulantes e que, ao mesmo tempo, se torna parte da estratégica publicitária da empresa na Internet. O (novo) repertório das companhias áreas inclui hobbits, danças inspiradas no programa “Achas que Sabes Dançar?”, súper heróis, “Harlem Shake” e vídeos de fitness dos anos 80.

O Observador recuperou as listas dos sites Mashable, Road Warrior Voices, Mental Floss e Skyscanner e selecionou 7 exemplos de como os vídeos de segurança dos aviões não precisam ser entediantes.

“The most epic safety video ever made” (O mais épico vídeo de segurança de sempre) – Air New Zealand

Em 2012, a Air New Zealand lançou um vídeo de segurança baseado nas aventuras da ‘Terra Média’ para coincidir com o lançamento nos cinemas do filme “O Hobbit: Uma Viagem Inesperada”. A empresa vestiu os passageiros e a tripulação do avião como personagens do filme e adequou algumas partes do avião a cenários do filme. O vídeo, que contou com a participação do realizador Peter Jackson, teve como slogan “A Companhia Aérea da Terra Média” e conta com 15 milhões de visualizações – o mais bem sucedido da empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“VX safety dance” (VX, dança segura) – Virgin America

Os videoclipes foram a inspiração da Virgin America para o vídeo “VX safety dance”, de 2013. O realizador Jon M. Chu, responsável pelo filme “Step up 2” e por diversos vídeoclips de Justin Bieber, convidou Todrick Hall, ex-participante do programa “American Idol”, e diversos dançarinos da versão americana do “Achas que Sabes Dançar?”, para explicar as regras de segurança do avião de maneira coreografada, com uma estética típica de cantores pop.

https://www.youtube.com/watch?v=DtyfiPIHsIg

“Are you ready to fly like a superhero?” (Está preparado para voar como um superherói? ) – Pegasus Airlines

Em junho deste ano, a companhia Pegasus Airlines convidou para subirem a bordo alguns dos heróis e vilões mais famosos da banda desenhada. Em parceria com a Disney e a Marvel Comics, Thor, Iron Man, Capitão América, Viúva Negra, Hawkeye, Loki e Odin interagem com a imaginação de uma criança, enquanto ela aprende sobre segurança aérea. Algumas das sequências são animadas como se fossem parte de uma banda desenhada.

“Safety is global” (A segurança é global) – United Airlines

Um café em Paris, um táxi em Nova Iorque, um autocarro turístico em Las Vegas, um teleférico nos Alpes e um safari em África. A United Airlines tirou a sua equipa do avião e levou-a a dar a volta ao mundo, enquanto explica as suas regras de segurança, como uma espécie de guia de viagens.

“France is in the air” (A França está no ar) – Air France

Já a Air France baseou-se este ano num vídeo de moda para comunicar com os seus passageiros. A peça cria um cenário minimalista e vintage, com modelos a usar roupas inspiradas em Audrey Hepburn e coreografias típicas dos anos 60, numa edição rápida e planos que parecem saídos de uma campanha de moda.

http://www.youtube.com/watch?v=0N3J6fE-0JI

“Mile-high madness with Richard Simmons!” (Milhas da Loucura, com Richard Simmons) – Air New Zealand

Ainda em 2011, a Air New Zealand lançou um vídeo que, além de informar sobre as práticas de segurança a bordo, propõe-se a pôr todos os passageiros em forma. Coube a Richard Simmons, famoso pelos seus programas de fitness nos anos 80, recriar os seus famosos movimentos com roupas, danças e música típicos da década.

“The internetest safety video on the internet” (O vídeo viral de segurança da Internet) – Delta Airlines

E que tal juntar todos os sucessos virais da Internet num mesmo vídeo? Inspirada no sucesso de outros vídeos de segurança nas redes sociais, a Delta Airlines lançou em maio deste ano uma peça a pensar especificamente na rede, em que inclui o Harlem Shake, Ice Bucket Challenge, Screaming Goat, Charlie Bit My Finger e gatos, muitos gatos. É ver.

https://www.youtube.com/watch?v=Vttuonfu2BM