A EDP Renováveis anunciou ao mercado que celebrou um acordo com a China Three Gorges para o desenvolvimento e investimento conjunto num projeto eólico no Mar do Norte, na costa da Escócia.

Numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis dá conta do Acordo de Cooperação e Investimento entre a sua subsidiária no Reino Unido e a China Three Gorges Europe, que poderá também atrair outros potenciais investidores.

“Segundo o acordo, a China Three Gorges EU pretende adquirir até 30% da participação accionista e suprimentos detidos directa ou indirectamente pela EDP Renováveis UK no Moray Offshore Renewable Limited, a fim de participar no investimento, desenvolvimento e operação do projecto eólico offshore Moray”, lê-se na nota.

A transacção está prevista ocorrer em duas fases, com a China Three Gorges a investir entre 10% a 20% após o anúncio de um novo leilão para a atribuição de um ‘Contract for Differences’ (CFD), um acordo que prevê que as diferenças face ao contratado sejam pagas em dinheiro, e um investimento adicional de até 10% sujeito à atribuição, com sucesso, desse CFD pelo Moray Offshore Renewable Limited.

A conclusão da transacção está sujeita a aprovações regulatórias e de terceiros, e outras condições precedentes.

A EDP Renováveis lembra que em janeiro de 2010 foi atribuído ao Moray Offshore Renewable Limited, no âmbito do programa de atribuição de licenças para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no Reino Unido conduzido pelo “The Crown Estate”, o direito de desenvolver energia eólica offshore.

Em março de 2014, foi-lhe concedida autorização, pelo governo escocês, para o desenvolvimento de até 1,116 megawatts de energia eólica offshore (fora da costa).

A China Three Gorges é o maior acionista da EDP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR