A 34.ª Comissão Bilateral Permanente analisou as relações bilaterais e debateu as oportunidades de trabalho conjunto no futuro, focando a área da defesa, a cooperação nos Açores, o comércio e investimento, a energia, o ambiente e a ciência e tecnologia, com destaque para a neurociência.

Na área da justiça e assuntos internos, foram tratados, entre outros, “a cibersegurança e a experiência portuguesa no domínio do combate ao tráfico de droga e na descriminalização do consumo de estupefacientes”, refere a nota de imprensa, segundo a qual a Base das Lajes mereceu “particular atenção” nos trabalhos do encontro.

“Tendo sido reiterada a visão comum da singularidade estratégica da Base das Lajes e assinalada a pendência da aplicação das disposições orçamentais do Congresso norte-americano sobre possíveis usos alternativos para as Lajes, Portugal reafirmou a especial adequabilidade das Lajes e das valências logísticas da ilha Terceira para a concretização dessas possibilidades”, adianta o texto.

No final da reunião, o embaixador norte-americano em Lisboa, Robert Sherman, destacou a existência de um “novo fôlego” no âmbito da cooperação com os Açores, salientando o trabalho a desenvolver futuramente “para benefício dos Açores e da sua população em matéria de desenvolvimento económico e aumento das oportunidades de emprego”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por seu lado, o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou a reunião produtiva, mas assinalou que alguns aspetos ainda terão de ser muito trabalhados, caso da requalificação ambiental.

No início do ano, os Açores apresentaram um plano de revitalização económica da Terceira para compensar o corte do contingente dos EUA nas Lajes no qual pedem ao Governo nacional que obtenha dos EUA 167 milhões de euros anuais, durante 15 anos, para a ilha.

Mais de metade dessa verba – 100 milhões de euros anuais – visa a “reconversão e limpeza ambiental” de infraestruturas e terrenos construídos e ocupados pelos EUA ao longo dos mais de 60 anos, alguns deles com problemas já diagnosticados de contaminação.

A 35.ª Comissão Bilateral Permanente Portugal-EUA terá lugar nos Estados Unidos na primavera de 2016.