Há dois anos, Safyre Terry perdeu o pai e três irmãos mais novos depois de um incêndio ter arrasado a sua casa em Schenectady, Nova Iorque. A pequena Safyre foi encontrada junto do corpo do pai, que a tentou proteger das chamas. Ela sobreviveu mas sofreu graves queimaduras na maioria do corpo, perdendo, inclusivamente, a mão direita e o pé esquerdo.

Esta trágica história está a correr nas redes sociais e reuniu o mundo numa gigantesca onda de solidariedade. Tudo aconteceu na semana passada quando a menina de oito anos desejou, apenas, que lhe enviassem postais de Natal. E conseguiu reunir os tais postais. Milhares. Aliás, centenas de milhares. E ainda uma viagem à Disney.

Segundo o site da cidade americana de Cleveland, no estado do Ohio, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo apoiar crianças com tratamentos médicos para a vida, chamada Baking Memories 4 Kids, ofereceu a viagem. Christina Metz, voluntária no grupo, conta que os custos vão ser cobertos pelas receitas da venda de bolachas por parte da organização.

Mas regressando ao pedido original de Safyre, esta queria apenas o número de postais suficientes para encher a árvore de Natal da tia. Calculava que eram necessários cerca de 100. Mas, depois de um amigo da família ter publicado o pedido no Facebook, recebeu mais de 300 mil postais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

meninda queimada recebe milhares de postais

Pediu cerca de 100 postais de Natal. Mas recebeu mais de 300 mil. (Facebook/Safyre Schenectady’s Super Survivor)

Também a empresa que vende cartões festivos, a American Greetings, contribuiu para o realização do desejo. Esta comprometeu-se a enviar um postal por cada pessoa que registasse o nome no site. Na última sexta-feira, já tinham sido 13 mil pessoas a assinar.

Mas a onda não acabou aqui. Segundo o canal Fox 8, a família assolada pela tragédia já recebeu quase 400 mil dólares (mais de 360 mil euros) através de ao site dedicado ao crowdfundig, YouCaring.com.

Apesar de separados pelo Atlântico quem quiser, a partir de Portugal, apoiar, de alguma forma, esta menina aqui ficam algumas opções:

  • Página de apoio a Safyre. Já tem quase 100 mil gostos. Aqui fica o link para a página.
  • Envie postais para a morada P.O. Box 6126 Schenectady, NY 12306, USA
  • Se quiser contribuir monetariamente, já foi aberta uma conta pelos amigos da família de Safyre no site YouCaring. Aqui fica o link.