Palestina

Grécia aprova reconhecimento do Estado palestiniano

O parlamento grego aprovou uma resolução em que pede ao governo para reconhecer o Estado palestiniano, durante uma sessão especial com a presença do presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas.

ORESTIS PANAGIOTOU/EPA

O parlamento grego aprovou hoje uma resolução em que pede ao governo para reconhecer o Estado palestiniano, durante uma sessão especial com a presença do presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas, em visita oficial a Atenas.

Todos os partidos com assento parlamentar votaram a favor do texto, que pede ao governo grego “para promover os procedimentos adequados ao reconhecimento de um Estado palestiniano e esforços diplomáticos para que sejam retomadas as negociações de paz” na região, indicou o presidente do parlamento, Nikos Vutsis.

Abbas declarou “estar orgulhoso por estar no parlamento grego, o santuário da democracia” e agradeceu aos deputados gregos o voto que “contribui para a criação de um Estado palestiniano”.

Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) desde 2005, que detém o poder na Cisjordânia, Abbas foi eleito para um mandato que terminou a 09 de janeiro de 2009.

Devido ao conflito entre as várias fações palestinianas, Mahmud Abbas decidiu prolongar o mandato por mais um ano, mas o líder palestiniano mantém-se no cargo.

Como resultado, o principal rival do Fatah, o movimento de resistência islâmica Hamas, no poder na faixa de Gaza desde 2007, declarou que não reconhece Abbas como presidente de direito.

A votação no parlamento grego realizou-se uma semana após uma resolução neste sentido adotada por unanimidade pela comissão de Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

O texto adotado pelo parlamento baseia-se numa série de resoluções internacionais, como a decisão do Parlamento Europeu em dezembro do ano passado e as votações realizadas em parlamentos de outros países.

Na segunda-feira, no final de um encontro com Abbas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, anunciou a oficialização do nome Palestina nos documentos gregos, em substituição da designação “Autoridade Palestiniana”, utilizada até aqui.

Nos últimos anos, a Grécia aproximou-se de Israel, nomeadamente em matéria energética, ao mesmo tempo que mantém um bom relacionamento com os palestinianos.

Tsipras visitou Israel e os territórios palestinianos no final de novembro. Por ocasião desta visita, o chefe de governo grego convidou Abbas para assistir à votação do parlamento grego a favor do reconhecimento do Estado palestiniano.

Ao todo, 136 países reconheceram o Estado palestiniano, incluindo oito na Europa: República Checa, Hungria, Polónia, Bulgária, Roménia, Malta, Chipre e Suécia.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)