O Parlamento Europeu já escolheu os 45 eurodeputados que vão investigar a medição das emissões no setor automóvel, chamando a Bruxelas e a Estrasburgo altas figuras desta indústria. Dois eurodeputados portugueses, Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) e Carlos Zorrinho (PS) vão fazer parte desta comissão de inquérito que deverá arrancar já em fevereiro.

O escândalo das falsas medições de emissões de gases poluentes na gigante automóvel Volkswagen, levaram o Parlamento Europeu a decidir em dezembro lançar uma investigação profunda às alegações de infração das regras europeias e de má administração na aplicação dessas mesmas regras. Agora, com a nomeação dos eurodeputados aprovada em plenário – o Parlamento Europeu está reunido em sessão plenária em Estrasburgo -, os trabalhos devem arrancar já no próximo mês.

Os eurodeputados vão ainda investigar se o executivo comunitário e as autoridades dos Estados-Membros não tomaram as medidas adequadas para zelar que a proibição expressa de utilizar dispositivos manipuladores estava a ser cumprida.

Cláudia Monteiro de Aguiar foi eleita para o Parlamento Europeu pelo PSD e integra o grupo político PPE (Partido Popular Europeu), fazendo parte da comissão de Transportes e Turismo. Carlos Zorrinho é eurodeputado socialista, integrando o grupo Socialistas e Democratas e é membro da comissão de Indústria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR