Rádio Observador

Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva condecorou Sousa Lara, o homem que vetou o livro de Saramago

2.334

António de Albuquerque de Sousa Lara, que vetou a candidatura de Saramago ao Prémio Literário Europeu nos anos 90, foi condecorado com Ordem do Infante D. Henrique.

A cerimónia decorreu esta quinta-feira de manhã

Miguel A.Lopes/LUSA

António de Albuquerque de Sousa Lara foi condecorado esta quinta-feira pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique, destinada a “quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro”.

Sousa Lara, que exerceu o cargo de subsecretário de Estado da Cultura durante um dos governos de Aníbal Cavaco Silva, entre 1991 e 1992, ficou para a história como o homem que vetou o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, que viria a ganhar o Prémio Nobel da Literatura, em 1998. Na altura, o atual professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) tentou impedir a candidatura da obra ao Prémio Literário Europeu por considerar que esta não representava Portugal.

O incidente levou à saída definitiva de Saramago de Portugal, que decidiu então viver na ilha espanhola de Lanzarote com a sua mulher, Pilar del Río. Saramago chegou mesmo a acusar o ex-governante e Cavaco Silva de “censura”. 

Questionado sobre o assunto durante a cerimónia de condecoração, Sousa Lara frisou que “um Governo tem uma conotação ideológica, não tem que agradar a toda a gente“. “É um Governo da maioria contra a minoria, em última análise. Toma medidas polémicas que, democraticamente sufragadas, têm de ser aceites”, sublinhou o ex-subsecretário, citado pelo Diário de Notícias. 

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt
Crónica

Cavaco não tem saco para falar do saco /premium

Tiago Dores

Cavaco sempre foi um homem das contas. Menos das contas relativas ao financiamento da sua campanha para as Eleições Presidenciais de 2011. Dessas não fazia ideia rigorosamente nenhuma, como é óbvio.  

Política

Manual de evasão governamental /premium

Rui Ramos
527

A estagnação da economia e a estatização da sociedade tinham de dar nisto, numa política reduzida a um círculo fechado de amigos e de parentes. Mas em vez de enfrentarmos isso, ataquemos Cavaco Silva.

Política

A sobrevivência do socialismo /premium

André Abrantes Amaral

O socialismo é a protecção de um sector contra os que ficam de fora. O desejo de ordem e a desresponsabilização é natural entre os que querem segurança a todo o custo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)