Rádio Observador

Maria Luís Albuquerque

PS chama ao parlamento responsáveis da empresa de Maria Luís

No inquérito ao Banif, os socialistas querem ouvir dois gestores da Whitestar Asset Solutions, que comprou dívida ao banco e foi comprada pela empresa que contratou Maria Luís

Maria Luís Albuquerque vai trabalhar para a financeira londrina Arrow Global que, por sua vez, em 2015, comprou a consultora especializada em gestão de crédito Whitestar Asset Solutions que, por sua vez, no ano antes tinha comprado “ao Banif cerca de 300 milhões de euros de crédito malparado”, diz o PS. Conclusão desta sucessão de acontecimentos levantada pelos socialistas: chamar os gestores da Whitestar Asset Solutions à comissão parlamentar de inquérito à gestão e venda do Banif.

O requerimento socialista foi entregue esta sexta-feira no parlamento e faz a relação entre os vários momentos, para concluir que “em bom abono da verdade, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, pretende aferir qual a influência da sociedade Whitestar Asset Solutions no âmbito do processo Banif e quais os contactos que foram estabelecidos nesse âmbito entre os responsáveis da sociedade e Maria Luís Albuquerque”.

O PS faz ainda outra relação: “A Whitestar Asset Solutions foi contratada para avaliar a carteira de crédito em risco e imóveis da Oitante” (a sociedade que ficou com os ativos tóxico do Banif). Posto tudo isto, o PS quer ouvir John Calvão e João Ferreira Marques, gestores da Whitestar.

Os socialistas fundamentam as dúvidas nas várias ligações, mas também nas declarações do CEO da Arrow Global, logo na quinta-feira em que se soube das novas funções da ex-ministra das Finanças, onde “salientou a importância do percurso político de Maria Luís Albuquerque para a referida contratação.”

A empresa que compra e gere dívidas, contratou a ex-responsável das Finanças com administradora não-executiva. A escolha, só por si, levou os adversários políticos do PSD (e não só) a levantar várias questões éticas, o que já levou Maria Luís Albuquerque a pedir um parecer à subcomissão parlamentar de Ética sobre esta situação.

Notícia alterada às 23h

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rtavares@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)