A PJ realizou buscas nas instalações de Lisboa e do Porto do Sindicato Unificado da Polícia (SUP) esta quarta-feira de manhã, disse à agência Lusa o presidente daquela estrutura sindical. Segundo Peixoto Rodrigues, ninguém do sindicato foi constituído arguido até ao momento e durante as buscas foram mostradas as contas do SUP.

À Lusa, Peixoto Rodrigues adiantou ainda que em 2015 “dois ou três ex-dirigentes” do SUP apresentaram uma queixa por considerarem que as contas do sindicato não estavam corretas. Já há um ano o Observador tinha dado conta destas suspeitas, levantadas por um dirigente do sindicato que se demitiu em desacordo com Peixoto Rodrigues. Belmiro Pimentel disse, na altura, não entender como uma organização que recebe 70 mil euros por ano dos associados só tem 2.400 euros disponíveis e denunciava que só em inícios de abril de 2015, é que foram apresentadas as contas relativas aos anos de 2011 a 2015.

Na altura, Peixoto Rodrigues recusou ao Observador não haver uma “guerra” dentro do sindicato, que apenas havia “meia dúzia” de associados descontentes. Naquele momento tinha já se demitido dez dirigentes do sindicato, cuja direção tem 90 membros.

“Estou de consciência tranquila”, afirmou esta quarta-feira Peixoto Rodrigues à Lusa, manifestando-se disponível para esclarecer o caso junto das autoridades.

O responsável frisou que o que poderá estar em causa é o crime de abuso de confiança, mas sublinhou que as contas do SUP são todas auditadas. O SUP é um dos 14 sindicatos da PSP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR