As cidades estão cada vez maiores e, cada dia, mais populosas. O que significa, também, um maior número de automóveis em circulação e, logo, dificuldades acrescidas de estacionamento. Este é um dos cenários que se perspectivam para o futuro da mobilidade urbana nas grandes metrópoles. E todas as soluções que ajudem a gerir esta problemática são bem-vindas.

A Mercedes e a Bosch estão, justamente, a trabalhar num projecto-piloto destinado a facilitar a procura (e o encontrar!) de um lugar de estacionamento. É o chamado “estacionamento comunitário”, um serviço “inteligente” que assenta, fundamentalmente, numa rede de comunicação entre veículos que, através de sensores instalados a bordo, monitorizam em permanência os lugares de estacionamento disponíveis e informam-se mutuamente acerca dos resultados obtidos.

O princípio do sistema assenta na capacidade dos sensores ultrassónicos, já instalados em boa parte dos modelos da Mercedes, serem aqui utilizados numa nova aplicação: monitorizar, a velocidades até 55 km/h, o espaço envolvente, e enviar para um centro operacional, em tempo real e através de uma ligação segura, a informação relativa a um lugar de estacionamento vago sempre que detectado. Analisada a informação, e confirmando-se que o espaço vazio corresponde, efectivamente, a um lugar disponível, essa informação é, então, facultada aos utilizadores do serviço.

Numa primeira fase, este serviço apenas calcula a probabilidade de se encontrar um lugar vago numa determinada rua. Mas a fase seguinte prevê a partilha da informação sobre os lugares disponíveis e as suas dimensões, em tempo real, em conjunto com informação adicional sobre outros lugares existentes em determinados espaços (como parques de estacionamento públicos). Isto permite criar um mapa de parqueamento digital, que será exibido no monitor de bordo do próprio automóvel ou através da aplicação “Mercedes me”. Aos condutores bastará, então, selecionar o seu destino no sistema de navegação e, à chegada, este direccioná-los-á directamente para o lugar de estacionamento disponível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR