É oficial — o outono já se alojou, a grande maioria já regressou ao trabalho e à rotina e, embora ainda estejam para vir alguns dias de calor, o verão chegou ao fim. Se não sabia, esta é a altura em que, normalmente, a pele se começa a queixar de tudo o que lhe fizemos durante os meses de calor: acumulação de células mortas, secura, manchas, descoloração e falta de brilho são alguns dos sinais visíveis de pele danificada e a precisar urgentemente de umas férias… das férias.

Tal como a nossa roupa muda à medida que as estações vão passando, também os cuidados de pele têm de mudar. E agora é exatamente o momento para reverter alguns dos males que se acumularam durante o verão e começar a preparação para o inverno.

Ataque as manchas

Depois do verão é quando a maioria das manchas começa a aparecer. E, tal como explicámos neste artigo, tem de as atacar imediatamente. Quando uma mancha é relativamente nova — com menos de seis meses — ainda se consegue reverter a hiperpigmentação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esfoliar é sempre uma boa ideia

No verão, a camada de células mortas sobre a pele tende a aumentar e a engrossar (porque usamos muito protetor solar, porque suamos mais, porque estamos mais expostos aos elementos…), o que potencia ainda mais a secura. Um bom esfoliante vai ajudar na regeneração, a produzir mais colagénio e melhorar a absorção dos produtos de tratamento que tem obrigatoriamente de usar e que explicamos já a seguir.

Coloque os cuidados de pele em dia

É normal, durante o verão, haver algum desleixo — os festivais de verão, as férias na praia e as viagens não ajudam a manter a rotina de beleza sem falhas. Produtos com retinol, ácido glicólico ou vitamina E, utilizados sempre à noite, vão ajudar na regeneração das células e a reduzir alguns dos efeitos do verão. O retinol vai aumentar a produção de colagénio e melhorar as marcas, o ácido glicólico vai esfoliar as células mortas que, no verão, tendem a acumular-se na superfície da pele, e a vitamina E vai agir como uma espécie de lubrificante e proteger as células dos danos oxidativos. Não se esqueça de um hidratante potente para a pele que, por esta altura, deve estar mais seca que o deserto do Saara.

Leve a sua pele ao spa

Se anda sempre a adiar a ideia de experimentar um tratamento de rosto, esta é a melhor altura para o fazer. Já no ano passado falámos de alguns tratamentos no pós-verão que ajudam a fazer um refresh à pele e este ano reforçamos a sugestão. Os tratamentos detox, os peelings e as limpezas de pele vão, regra geral, reverter os danos causados pelo sol e atuar:

  1. na desidratação (os detox);
  2. na descoloração (os peelings);
  3. nas impurezas, eliminando-as e melhorando o acne (limpezas de pele).

Reverta os efeitos da poluição

Durante o verão passamos mais tempo ao ar livre, estamos mais expostos à poluição e, como o site Live Strong explica, mais propensos aos efeitos que isso tem na pele: secura, acne, envelhecimento precoce, pele baça e flacidez. Algumas marcas já apostam em produtos que protegem a pele da poluição, como The Body Shop: Skin Defence é uma loção diária que protege a pele das agressões externas e é um aliado nesta altura do ano.

Mascare-se

Que é como quem diz, se ainda não se rendeu às máscaras (mesmo apesar de termos passado o ano a falar nelas), nunca a sua pele lhe vai agradecer tanto como agora. Há máscaras purificantes, desintoxicantes, hidratantes… Há máscaras para qualquer que seja a necessidade e vão funcionar como um shot de hidratação, brilho e luminosidade — exatamente o que tem em falta neste momento. Experimente o multimasking e faça um tratamento de pele personalizado.