O papa Francisco vai receber em audiência no Vaticano os líderes dos países da União Europeia a 24 de março, véspera dos atos do 60.º aniversário do Tratado de Roma, informaram fontes da Santa Sé.

A 25 de março, os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se na capital italiana, Roma, para comemorar os 60 anos do Tratado de Roma, que constituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE), que pôs em marcha o processo de integração comunitária.

O papa Francisco já se dirigiu às instituições europeias a 25 de novembro de 2014, quando viajou até Estrasburgo para denunciar no parlamento europeu a situação de uma Europa “envelhecida” que deve recuperar os seus valores e não pensar só em economia.

A 6 de maio de 2016, o Papa recebeu no Vaticano vários líderes europeus por ocasião da entrega do Prémio Carlomagno 2015.

Na altura, o papa lamentou que se tenham esquecido os valores básicos do projeto europeu e pediu uma Europa que proteja os direitos humanos, acolha os imigrantes e não levante muros.

Na cimeira de 25 de março, espera-se que os líderes europeus adotem uma declaração conjunta sobre o futuro da União Europeia.