A Google instalou servidores em Cuba. É a primeira vez que uma empresa estrangeira instala este tipo de infraestruturas no país. Contudo, são raras as casas com ligação à rede no país.

O acesso a um hotspot público custa à volta de 1,5 dólares por hora (cerca de 1,37 euros) sendo que o salário médio, por mês, é de 25 dólares (23 euros), de acordo com o Gabinete Nacional de Estatísticas de Cuba.

O acordo foi assinado entre a gigante americana e a ETECSA, a fornecedora de telecomunicações cubana, e vai permitir que o acesso a conteúdos da Google (como o YouTube e o Gmail) seja mais rápido. Isto é, para aqueles que já tenham acesso à Internet, explica a marca.

[Os cubanos] que já tenham acesso à Internet e que queiram usar os nossos serviços podem esperar uma melhoria em termos de qualidade de serviço.”

O que estes servidores permitem é que os conteúdos da Google sejam alojados localmente (em cache) sem que os utilizadores tenham que aceder a servidores de países vizinhos, tornando a ligação mais lenta.

A ONG Freedom House, que realiza estudos sobre a democracia e direitos humanos, explica que em Cuba “muitos utilizadores ainda são regulamentados por uma rede fortemente controlada pelo governo”. Em Cuba, explicam, apenas cerca de 5% dos utilizadores têm acesso à internet livre. Os novos servidores da Google aceleram o carregamento de conteúdos mas não garantem acesso à internet onde este não exista previamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR