A candidata republicana ao Congresso norte-americano, Karen Handel, ganhou as eleições no estado de Geórgia, nos Estados Unidos da América (EUA), informa a BBC. A vitória desta terça-feira sobre o democrata Jon Ossof, no 6º distrito congressional da Geórgia, acontece depois de os republicanos terem ganho outras eleições nos estados do Kansas, Montana e Carolina do Sul.

A eleição foi particularmente disputada e captou especial interesse nacional, tendo sido como a mais cara de sempre para um lugar na Câmara dos Representantes: 56 milhões de dólares (cerca de 63 milhões de euros) usados por ambos os partidos. A corrida à cadeira no Congresso surge após renúncia de Tom Price, que deixou o lugar para se juntar ao governo de Donald Trump como secretário da Saúde.

Os democratas apostaram forte nesta eleição num distrito eleitoral que é ganho pelos republicanos desde 1979. Situado nos subúrbios de Atlanta, corresponde uma zona de classe média afluente e educada, pelo que os democratas esperavam poder capitalizar os índices de impopularidade de Trump e ganhar uma eleição importante num sul dominada há muito pelo partido do Presidente. Uma vitória na Geórgia poderia ser um sinal de fraqueza dos republicanos, que em 2018 terão de defender a sua maioria na Câmara dos Representantes.

Handel foi rapidamente saudada pelo Presidente dos EUA via twitter e já agradeceu todo o apoio recebido pelas personalidades republicanas. “Quero agradecer também ao porta-voz Paul Ryan e a muitos outros membros pelo país fora. E um agradecimento especial ao Presidente dos Estados Unidos da América”, disse a nova congressista.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por outro lado, Ossof dirigiu-se aos seus apoiantes com uma mensagem de esperança, ao dizer que estava satisfeito pelo facto de ter tornado um distrito “fortemente conservador num distrito competitivo”. “Mostrámos ao mundo que há sítios em que ninguém pensava que conseguíamos lutar pela vitória e onde somos competitivos”, afirmou o candidato.

Hendel disse por seu turno que vai dar prioridade ao projeto de lei de saúde do Partido Republicano e que a redução de impostos estará entre as suas batalhas no Congresso.

Cerca de 250 mil cidadãos votaram, numa eleição em que a republicana Karen Hendel recolheu 51,9% dos sufrágios, contra 48,1% do democrata Jon Ossoff.