Dark Mode 194kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Que esponjas amarelas são estas que aparecem na costa francesa?

Este artigo tem mais de 3 anos

Misteriosas esponjas amarelas começaram a chegar à costa do norte de França. Especialistas recolheram algumas amostras e analisaram-nas, tentando descobrir o que são realmente e de onde vêm.

As misteriosas esponjas amarelas começaram a chegar à costa norte de França, a Pas-de-Calais, na passada sexta-feira. Já cobrem uma área de 50 quilómetros de praia e, apesar de serem uma espuma amarela com textura esponjosa, não são realmente esponjas.

Jonathan Hénichart, o presidente da organização não governamental Sea-Mer, informou, segundo a ABC, que estas esponjas já tinham aparecido noutras alturas, mas a sua aparência era diferente.

A primeira vez que apareceram não eram amarelas, eram rosa”, relatou Hénichart à Canadian Broadcasting Corp.

Os bombeiros locais recolheram amostras de diferentes formas e tamanhos para analisar os materiais que invadiram as praias do norte de França. Segundo a BBC, o resultado desta análises informou que estas esponjas são compostos e parafina, um sólido branco ou translúcido, que é frequentemente utilizado para fazer velas, lápis de cera, isolamento e cosméticos, bem como produtos farmacêuticos e aditivos alimentares.

Porém, as autoridades afirmam que estas esponjas não representam nenhum perigo para a saúde pública, apesar de as pessoas deverem evitar o contacto com as esponjas.

Hénichart acredita que, originalmente, as substâncias que estão a aparecer nas praias eram líquidas e que vieram de um navio que transitava pela aquela área e solidificaram quando entraram em contacto com a água fria.

O estreito de Pas-de-Calais é um dos caminhos marítimos mais movimentados do mundo, com mais de 400 navios comercias por dia, além de barcos de pesca e outras embarcações de lazer.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.