Quem gosta de campismo e, sobretudo, das mais cómodas autocaravanas, impõe-se dar uma espreitadela ao Salão de Düsseldorf, onde vão estar em exposição, até 3 de Setembro, as mais recentes novidades do sector, bem como os protótipos que nos permitem antever o que o futuro nos pode trazer neste domínio.

Desde o primeiro Pão de Forma, o Type 2 da Volkswagen, que os furgões da marca sempre ofereceram versões destinadas a transformar o modelo numa casa (pequena) sobre rodas. A nova California XXL Concept vai elevar ainda mais o nível das mordomias que este tipo de veículo pode oferecer aos veraneantes.

A base é uma Volkswagen Crafter, com 3,64 metros de distância entre eixos, o que atira o comprimento total para 5,97 metros, mas é o seu tejadilho extensível que lhe permite uma maior habitabilidade, sem que o veículo se torne excessivamente grande para circular nas estradas mais estreitas com segurança e, ainda assim, com alguma desenvoltura.

O interior da California XXL é, acima de tudo, flexível, com a zona habitável a ser dividida em seis áreas que, dependendo da utilização, se podem transformar uma na outra. A cozinha é completa e usufrui de dois frigoríficos, enquanto a casa de banho é isso mesmo, uma zona ampla onde é possível, mesmo para os mais avantajados, tomar um duche sem magoar os cotovelos ou a cabeça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A área de estar é a mais generosa, integrando os bancos de condutor e passageiro, que assim podem rodar 180º e ficar virados para o interior do veículo. Uma app permite transformar qualquer smartphone num comando à distância, para seleccionar o que se deseja em matéria de iluminação, música ou filmes. Quando a noite chega, aparecem as camas, a maior com 2 metros de comprimento e 1,7 m de largura, com a capacidade de ser refrigerada ou aquecida, consoante a estação do ano.

Para poder chegar a todo o lado, a California XXL está equipada com um motor turbodiesel de 177 cv e tracção integral 4Motion.

[jwplatform KLb9IrgC]