Uma multidão pintada de lilás encheu esta manhã as ruas de Florença para o último adeus a Davide Astori, o capitão do Fiorentina que morreu no domingo vítima de uma paragem cardiorrespiratória durante o sono. Astori tinha 31 anos quando foi encontrado sem vida pelo massagista do clube de futebol no quarto de hotel onde a equipa tinha ficado em vésperas de um jogo. As imagens que chegam da Basílica de Santa Cruz testemunham a comoção vivida às portas da principal igreja franciscana em Florença.

No meio da multidão, vários apoiantes do Fiorentina acenderam tochas lilás, que é a cor do clube, enquanto o caixão do futebolista era levado pela igreja levado por colegas de trabalho, familiares e amigos próximos. No funeral também participaram jogadores das camadas mais jovens do clube, que deram as mãos e criaram um corredor na Piazza della Signoria, no coração de Florença, para a passagem do caixão.

Na última terça-feira, tanto o Fiorentina como o Cagliari — um dos clubes por onde o atleta passou ao longo da carreira — decidiram retirar a camisola número 13, que não voltará a ser vestida por outro futebolista após a morte do chamado “capitão viola”. A autópsia ao corpo de Davide Astori foi feito na última terça-feira, mas tudo indica que o jogador morreu de causas naturais apesar de um eletrocardiograma feito quatro dias antes da morte não ter detectado qualquer problema cardíaco em Astori.

Veja as imagens da despedida a Davide Astori na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR