A chefe do governo britânico, Theresa May, reúne-se esta segunda-feira com o Conselho Nacional de Segurança para avaliar os últimos desenvolvimentos sobre o caso do envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. Na reunião vão estar presentes vários ministros e responsáveis pelos serviços de informações e do Exército britânicos para analisarem se existem provas suficientes sobre a autoria do ataque com veneno do ex-agentes russo e da filha com um agente nervoso.

Sergei Skripal, de 66 anos, e a filha Julia Skripal, de 33 anos, continuam hospitalizados “em estado crítico”, segundo as autoridades, depois de terem sido encontrados inconscientes em Salisbury, após terem sido expostos de forma intencionada a um agente nervoso. O polícia britânico Nick Bailey, que encontrou o pai e a filha sentados num banco, também ficou afetado e está internado, sendo que o seu estado de saúde “considerado grave, mas estável”. O agente está consciente e com “capacidade para falar”, anunciaram as autoridades.

Ex-espião russo e filha foram envenenados por agente nervoso

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com uma notícia difundida pela BBC, a reunião que vai realizar-se hoje será presidida por Theresa May, que pretende avaliar se as provas recolhidas são suficientes “para a adoção de medidas” e se “este é o momento adequado” para formular uma acusação. Em Londres, especula-se que o Governo está cada vez mais perto de acusar formalmente a Rússia pela operação de envenenamento, apesar de Moscovo negar o envolvimento no caso.

O executivo de Londres pediu no domingo às pessoas que se encontravam no restaurante italiano Zizzi’s, em Salisbury, e num bar da mesma zona para que lavem toda a roupa que vestiam no dia do ataque e que mantenham o vestuário fechado em sacos de plástico. O restaurante e o bar são dois dos cinco locais que estão a ser examinados pelas autoridades que tentam reconstruir o percurso de Skripal e da filha no dia em que foram expostos ao agente nervoso.

Os cidadãos da zona foram também alertados para limparem os aparelhos eletrónicos e objetos como carteiras e mochilas e a lavarem com água quente e detergente outros artigos como joias e óculos. A polícia está igualmente a investigar a residência de Sergei Skripal e o cemitério onde estão sepultados a mulher e o filho do ex-espião russo.

Mais de 250 agentes da unidade antiterrorista trabalham na investigação tendo sido interrogadas, até ao momento, 240 testemunhas. E mais de 200 objetos foram apreendidos pelas autoridades na sequência das investigações. Muitos veículos que se encontravam estacionados na zona do ataque foram retirados pelos militares durante o fim de semana, incluindo uma ambulância.

Sergei Skripal, ex-agente dos serviços secretos militares de Moscovo, foi processado na Rússia em 2004 por ter colaborado com os serviços de informações britânicos (MI6), mas conseguiu refugiar-se no Reino Unido em 2010, depois de ter sido libertado no quadro de uma troca de espiões entre os dois países.