A empresa Montepuez Ruby Mining vai investir dez milhões de dólares (oito milhões de euros) para a construção de 105 casas para as famílias que serão retiradas da área de concessão de rubis da companhia, no norte de Moçambique. Num comunicado distribuído esta quarta-feira, a Montepuez Ruby Mining (MRM) refere que as casas serão construídas numa nova aldeia em Namanhumbir, numa área com 2.400 hectares.

“Após a conclusão das obras, além das unidades residenciais para as 105 famílias realojadas, o projeto terá infraestruturas para água e eletricidade, uma escola primária, mercado, igreja, mesquita, esquadra, cemitério e aterro para resíduos”, refere a nota.

O governador da província de Cabo Delgado, Júlio Parruque, lançou na terça-feira a primeira pedra para a construção da aldeia, cuja conclusão vai durar cerca de dois anos. “O processo parece longo e demorado, mas estes passos são necessários para garantir que nada falhe e que os vossos direitos e benefícios sejam salvaguardados”, declarou Júlio Parruque.

Todos os agregados familiares reassentados receberão compensação financeira, terra de reposição agrícola e a oportunidade de participarem em programas de subsistência, acrescentou. A MRM está também a construir um centro de formação profissional na zona, num investimento adicional de 1,2 milhões de dólares (975 mil euros).

Desde o início das suas operações, em fevereiro de 2012, a MRM mobilizou cerca de 130 milhões de dólares (105,6 milhões de euros) para a construção e exploração da mina. O consórcio é constituído pela Gemfields, da Inglaterra, 75% e pelo Mwiriti, um grupo de investidores moçambicanos, com 25%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR