Espionagem

Caso Skripal. Ativistas culpam autoridades britânicas por morte de animais de estimação de ex-espião

Um gato persa e dois porquinhos-da-Índia que eram de Sergei Skripal morreram. Grupo ativista PETA acusa autoridades britânicas de nada terem feito para salvar os animais de estimação do ex-espião.

A filha de Sergei Skripal, Yulia, já se encontra bem. O ex-espião continua a recuperar

O grupo de defesa dos direitos dos animais PETA (sigla inglesa para Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) acusa as autoridades britânicas de terem causado a morte dos animais de estimação do ex-espião russo Sergei Skripal, que foi envenenado juntamente com a filha em Salisbury, no Reino Unido. Assim que Skripal e a filha foram hospitalizados, a polícia selou o apartamento, deixando os animais no interior.

Segundo o jornal The Independent, o governo britânico já confirmou que foi encontrado no apartamento de Skripal um gato persa preto, que estava “em estado de ansiedade” e que foi eutanasiado por decisão do veterinário. No apartamento foram também encontrados dois porquinhos-da-Índia, que acabaram por morrer.

A diretora do grupo PETA, Elisa Allen, já veio lamentar as mortes e atribuir a responsabilidade às autoridades britânicas. “Estas mortes são outra tragédia nesta situação horrível, e desta vez as autoridades britânicas são, obviamente, culpadas”, afirmou Elisa Allen, citada pelo The Independent. 

“Ninguém devia ter deixado estes animais fechados dentro da casa”, declarou a responsável, sublinhando que “claramente deviam ter sido resgatados”. O grupo PETA vai pedir uma investigação para “determinar como foi permitido que isto acontecesse e para assegurar que são implementados procedimentos para impedir mais perdas de vidas”.

Sergei Skripal é um ex-espião russo que trabalhou como agente duplo para o Reino Unido. Condenado por traição pela Rússia, conseguiu estabelecer-se no Reino Unido através de um troca de espiões. Recentemente, Skripal e a filha, Yulia, que o visitava em Salisbury, onde vive, foram envenenados com um agente químico que será de fabrico russo.

O caso Skripal já provocou uma grave crise diplomática entre a Rússia e o Ocidente. Na semana passada, quase 30 países da Europa — incluindo mais de metade dos Estados-membros da União Europeia –, os Estados Unidos e Austrália, bem como a NATO, decidiram a expulsão de diplomatas russos, afetando um total de mais de 150 funcionários.

Moscovo ripostou adotando medidas idênticas em relação a um número equivalente de diplomatas desses Estados. O ex-espião continua em estado crítico, mas a filha recuperou na semana passada e está consciente e capaz de falar, segundo as autoridades britânicas.

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)