A primeira-dama dos Estados Unidos está novamente envolvida num alegado caso de plágio. Desta vez, o panfleto da nova campanha de Melania Trump para a segurança das crianças na Internet está a ser comparado com um outro, partilhado ainda durante o tempo de Barack Obama na Casa Branca.

A iniciativa, que se chama “Be Best”, foi lançada esta segunda-feira na página oficial da Casa Branca. Perto do final da página, pode ler-se: “Pais, cliquem aqui para ler Falar com Crianças sobre Estar Online, um panfleto da primeira-dama Melania Trump e da Comissão Federal de Comércio”. Mais tarde, depois do assunto se tornar um dos tópicos mais comentados – e criticados – nas redes sociais, a mesma frase foi alterada para “um panfleto da Comissão Federal de Comércio, promovido pela primeira-dama Melania Trump”.

Ao clicar no link partilhado, vamos parar a um documento em formato PDF que é extremamente idêntico àquele partilhado pela Comissão Federal de Comércio em 2014, sob o título “Net Cetera – Conversar com Crianças sobre Estar Online”. O The Guardian conta que as capas dos dois panfletos, com uma ilustração que inclui 16 figuras em laranja e cinzento, são exatamente iguais: tirando pequenos pormenores acrescentados ao deste ano para tornar os telemóveis mais parecidos com iPhones.

O documento de 2018, que dá o arranque à iniciativa apresentada esta segunda-feira na Casa Branca, inclui um prefácio de Melania Trump onde a primeira-dama escreve que “as lições no panfleto podem ajudar as crianças a agir ponderada e afavelmente”. Nas páginas seguintes, as semelhanças com a brochura de 2014 voltam a ser evidentes: ambos têm pontos dedicados aos perigos da troca de mensagens de cariz sexual e à importância de evitar o bullying online com os mesmos títulos. 

De recordar que esta não é a primeira vez que Melania Trump se vê envolvida num aparente caso de plágio. Em 2016, na Convenção Nacional Republicana, o discurso da mulher de Donald Trump foi um plágio parcial de um outro da então primeira-dama Michelle Obama. Na altura, a conselheira Meredith McIver assumiu a responsabilidade ao dizer que Melania lhe leu várias frases do discurso de Michelle ao telemóvel e ela acabou por incluí-las no discurso final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR