Chefs

Os melhores cozinheiros do mundo, Joana Vasconcelos e… um bolo gigante para 2019

A artista plástica portuguesa partilhou o palco com os chefs Massimo Bottura, Alain Passard e o arquiteto Giulio Cappellini para uma conversa sobre as ligações entre a arte e a gastronomia.

“É um prazer enorme ter aqui connosco a mais importante artista plástica portuguesa” — foi desta forma que Marta Arzak, a sub-diretora de Educação e Interpretação do museu Guggenheim, em Bilbao, introduziu Joana Vasconcelos no debate “Food Meets Art”, uma iniciativa feita em parceria pela S. Pellegrino e o The World’s 50 Best Restaurants.

Vasconcelos, a única mulher deste painel que juntava os super-chefs Massimo Bottura (da Osteria Francescana, em Modena) e Alain Passard (do Arpége, em Paris) com o igualmente famoso arquiteto Giulio Cappellini, foi convidada a percorrer a sua obra e destacar aquilo que mais evidenciava a forma como a comida ou a cozinha se consegue associar ao mundo da gastronomia, seja através da emoção, criatividade ou inovação.

Quase ninguém reparou que o apelido da artista estava mal escrito. ©Diogo Lopes/Observador

Com a exposição “I’m Your Mirror” agendada para estrear a 29 de junho neste mesmo icónico museu — onde vai apresentar, entre outras coisas, uma das suas famosas “valquírias” ou o “pop galo” — , a artista portuguesa mencionou e explicou o par de sapatos “inspirados em Marilyn Monroe” que são feitos com tachos e panelas, o coração de filigrana construído com colheres, facas e garfos de plástico, e até os castiçais gigantes, feitos com garrafas de vinho inteiras, que ficaram expostos na fachada do palácio inglês Waddesdon Manor.

A cozinha é um dos sítios mais interessantes de uma casa por causa dos objetos incríveis que lá costumam ficar guardados e que muitas vezes utilizo nos meus trabalhos”, explicou.

Apesar de a organização ter-se enganado a escrever o apelido da artista no ecrã gigante que servia de fundo à palestra, a mesma não se inibiu de revelar que está a preparar uma nova peça, que deverá estrear em 2019, e que será um bolo de casamento gigante, forrado a cerâmica, onde as pessoas poderão entrar e subir até ao topo, simulando que são os bonecos que quase sempre representam o noivo e a noiva — “Isso é tão fixe!”, exclamou Bottura quando ouviu este pormenor.

Perante um anfiteatro cheio, o painel falou dos seus projetos, visão e ambições, destacando a importância de “incluir a criatividade em tudo o que fazemos”, explicou Cappellini e de não se confundir inovação com criatividade (“A inovação é melhorar, a criatividade é poesia”, exclamou Joana Vasconcelos).

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: dlopes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)