A autarquia de Pedrógão Grande terá sugerido aos habitantes que alterassem as moradas fiscais de modo a conseguirem recuperar casas que não estavam habitadas com dinheiro dos donativos. A acusação é feita por vários populares, numa investigação da TVI emitida esta quarta-feira, que admitem ter sido incentivados pelo Presidente da Câmara, Valdemar Alves, e pelo vereador Bruno Gomes a alterar a sua morada fiscal para poderem beneficiar das ajudas solidárias.

Na reportagem, são relatados dezenas de casos em que os fundos que deviam destinar-se apenas a casas de primeira habitação acabaram por ser usados para reconstruir casas de segunda ou terceira habitação. Tudo porque uma simples alteração da morada fiscal permite que casas que nunca foram habitadas possam ser apresentadas como residência principal. Os beneficiários garantem que foram os próprios autarcas que sugeriram a alteração da morada. “Se os outros todos fazem isto, porque não havemos nós de o fazer também?”, justificam-se.

Grande parte dos beneficiários deste esquema são familiares dos presidentes das juntas locais ou de funcionários da própria Câmara Municipal de Pedrógão Grande. Um fator que indigna a população, que se queixa de que há casas de primeira habitação com necessidades urgentes de recuperação cujas obras se encontram atrasadas.

Mas a história também se faz daqueles que não aceitaram ceder à tentação de ver as suas casas facilmente recuperadas recorrendo à alteração de morada fiscal. Na reportagem, um casal de habitantes de Pedrógão Grande garante ter sido coagido pelo vereador para alterar a morada fiscal, tendo-se recusado a aceitar a sugestão por considerar que a prática não seria aceitável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Confrontado com a informação, Valdemar Alves nega sucessivamente as acusações que lhe vão sendo feitas ao longo da peça da TVI. “Isso não sei”, “isso não é verdade”, “não admito” ou “foi tudo muito bem feito” são algumas das formulações escolhidas pelo presidente da autarquia para refutar as imputações. Já Bruno Gomes não aceitou falar à estação televisiva.

Ministério Público vai investigar suspeitas de fraude com donativos em Pedrógão Grande

Já em julho, a revista Visão publicou uma investigação onde revelava que pelo menos meio milhão de euros dos donativos tinha sido desviado para casos não urgentes. Neste momento, o Ministério Público está a investigar os casos revelados na investigação, para averiguar se houve irregularidades na distribuição dos fundos para a reconstrução das casas de Pedrógão Grande.