Depois de um silêncio de quatro anos, Afonso Reis Cabral prepara-se para voltar aos lançamentos com um novo romance: chama-se Pão de Açúcar e vai ser publicado já neste mês de setembro, pela editora Dom Quixote. Este sucede ao romance de estreia do autor, O Meu Irmão, o livro que tornou Cabral no mais novo vencedor do Prémio Leya, o galardão atribuído anualmente a uma obra inédita em língua portuguesa.

Tal como O Meu Irmão (2014), que fala sobre a relação entre dois irmãos, um deles com síndrome de Down, Pão de Açúcar também parte de factos verídicos. O livro é baseado num crime que aconteceu no Porto, em fevereiro de 2006. Nessa data, os “Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo. A vítima, que estava doente e se refugiara naquela cave, fora espancada ao longo de vários dias por um grupo de adolescentes, alguns dos quais tinham apenas doze anos”, refere a informação divulgada ao Observador pela editora.

Um romance “vertiginoso sobre um caso verídico que abalou o país” e uma “fascinante incursão nas vidas de uma vítima e dos seus agressores”, Pão de Açúcar, o segundo romance de Afonso Reis Cabral, combina magistralmente “personagens reais e imaginárias meticulosamente desenhadas”. Segundo a Dom Quixote, “vem confirmar o talento e a maturidade literária” do escritor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR