O Papa Francisco ordenou esta quinta-feira a abertura de uma investigação a um bispo norte-americano acusado de ter abusado sexualmente de adultos e de ter ocultado abusos sexuais sobre menores, e aceitou a sua resignação da diocese de Wheeling-Charleston. De acordo com o Crux, o Papa Francisco aceitou a resignação do bispo Michael J. Bransfield e colocou interinamente à frente da diocese o arcebispo de Baltimore, William E. Lori, a quem ordenou que desse início a uma investigação à conduta do bispo Bransfield.

Um comunicado da diocese de Wheeling-Charleston dá conta de que o Vaticano pediu ao arcebispo de Baltimore que investigasse alegações de “abuso sexual de adultos”. Natural da cidade de Philadelphia, Michael J. Bransfield foi nomeado bispo de Wheeling-Charleston em 2004. Antes, tinha trabalhado numa escola católica e sido reitor do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington.

O bispo está sob suspeita desde 2012, altura em que o seu nome foi mencionado durante o julgamento de abusos sexuais cometidos por dois padres norte-americanos. Na altura, duas testemunhas afirmaram que o bispo teria conhecimento dos abusos e que poderia mesmo ter cometido abusos ele próprio.

Antes, num relatório das autoridades datado de 2005, já vinha a referência de que um dos padres que estavam a ser alvos daquele julgamento tinha recebido sexo oral numa casa de praia que pertencia a um amigo, “o padre Mike Bransfield”. Outras testemunhas viriam, mais tarde, a alegar que Bransfield tinha, ele próprio, praticado abusos sexuais sobre menores e jovens adultos.

O bispo tem negado sistematicamente as acusações, alegando que o processo é “um circo” para contribuir para a perseguição da Igreja Católica e que a sua casa de praia era usada por muita gente sem que ele tivesse conhecimento do que lá se passava.

Michael J. Bransfield colocou o seu lugar à disposição do Papa assim que completou 75 anos, como prevê o direito canónico. Porém, na maioria dos casos, o Papa pede aos bispos que continuem no lugar durante mais alguns anos, caso estejam fisicamente capazes. Agora, o Papa aceitou a resignação apenas oito dias depois de Bransfield completar 75 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR