Em 1989, há quase 30 anos, Sofia Vergara, a atriz da série “Uma Família Moderna”, fazia a sua estreia televisiva. Tratava-se de um anúncio da Pepsi para a Colômbia e que, com contas rápidas feitas à taxa de inflação atual, rendeu-lhe qualquer coisa como 88 euros, escreve o El Mundo. Vergara, então com 17 anos, corria pela areia escaldante de uma praia, largando peças de roupa pelo caminho, tudo para conseguir beber uma Pepsi gelada. Hoje, ano em que a sitcom norte-americana entra na sua décima temporada, a colombiana é, segundo a Forbes e pelo sétimo ano consecutivo, a atriz de televisão mais bem paga do mundo.

Entre 1 de junho de 2017 e 1 de junho de 2018, Sofia Vergara arrecadou 37,4 milhões de euros, segundo as contas da Forbes, que aponta apenas para os valores brutos, ou seja, antes de a atriz pagar impostos e as percentagens devidas a agente, manager e advogados.

Este número elevado — bem mais alto do que os 21,5 milhões recebidos pela segunda atriz de televisão mais bem paga do mundo, Kaley Cuoco, da “Teoria do Big Bang”, — não reflete apenas o cachet da série, mas também a sua presença em alguns spots publicitários. E para surgir nestes, a atriz e empresária colombiana já não cobra 88 euros por uma presença de alguns segundos no pequena ecrã. A quantia tem de ter vários zeros à frente dos dois oitos.

Para se ter uma ideia, por cada episódio de “Uma Família Moderna”, Vergara cobra cerca de meio milhão de dólares.

A atriz que sonhou ser dentista

Filha de uma dona de casa e de um produtor de gado, à data do seu primeiro anúncio para a Pepsi, Sofia Vergara sonhava ser dentista e chegou a estudar odontologia na Universidade da Colômbia. Acabou por desistir do curso e tentou a sua sorte como modelo e atriz.

Ter sido descoberta numa praia para o anúncio da Pepsi abriu-lhe as portas, na Colômbia, para o mundo da publicidade e, mais tarde, para a televisão. Mas foi quando se mudou para Miami, nos Estados Unidos, que a sua sorte começou realmente a mudar. Assinou um contrato de exclusividade com a emissora hispânica Univisión e entrou em várias telenovelas mexicanas e programas de televisão para a comunidade latina.

Enquanto isso, na Colômbia, em 1998, o seu irmão mais velho era assassinado por alegadamente ser amante da mulher de um traficante de droga. A sua família acabaria por mudar-se também para os Estados Unidos, de onde, alguns anos mais tarde, o seu irmão mais novo seria deportado em 2011, por problemas relacionados com droga.

Por essa altura, já Sofia Vergara era bem conhecida por interpretar o papel de Gloria Delgado-Pritchett nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo. A série ia na sua segunda temporada e bem lançada, em termos de audiências, para continuar a seguir caminho. Não é por acaso que chega este ano à décima temporada.

E foi o papel de Gloria — apesar de Sofia Vergara acumular uma longa lista de participações no grande ecrã — que lhe conferiu o estatuto de estrela de Hollywood.

Ainda a Pepsi, tantos anos depois

Se “Uma Família Moderna” catapultou Sofia Vergara para a fama e lhe rende boa parte dos seus rendimentos anuais, não é a única fonte de entradas na sua conta bancária. Os contratos publicitários e acordos comerciais perfazem uma boa maquia anual. Desde o contrato, assinado com a SharkNinja, em 2015, para lançar a sua própria máquina de café, até ao assinado com a Rooms To Go, onde tem a sua linha de mobiliário. E, claro, há a Vergara by Sofia, a sua linha de vestuário.

Do rol, fazem parte várias marcas de cosméticos que pagam a Sofia para dar a cara pelos seus produtos e, 25 anos depois do primeiro contrato, uma reincidente. A Pepsi voltou a contratar a atriz. Quanto lhe pagou desta vez, ninguém sabe. Mas todos apostamos que não foi 88 euros.