A falta de candidatos para preencher as vagas do atual curso formação de sargentos do quadro permanente do Exército levou o ramo a alargar os critérios de admissão, levando a que cerca de 10% dos lugares sejam ocupados por militares com nota negativa a Português e a Matemática.

O aviso do concurso, nota o Diário de Notícias, refere que os lugares preenchidos por militares com nota inferior a 10 valores “destinam-se à constituição de uma reserva de recrutamento, com a finalidade de preencher as vagas não preenchidas pelos candidatos que cumpram com todas as condições previstas nas normas do concurso de admissão”.

As alterações às regras de admissão ao 47.º curso de formação de sargentos do quadro permanente foram publicadas em agosto deste ano, quando o general Rovisco Duarte ainda chefiava o Exército.

As três alíneas do curso lançado em abril que foram alteradas posteriormente levaram à admissão de oito novos militares. A mudança introduzida permitiu que fossem integrados no curso militares cuja Prova de Aferição de Conhecimentos (PAC) tivesse resultado numa avaliação “igual ou superior a nove valores” nas disciplinas de Português e Matemática.

Esta segunda-feira, o Presidente da República visita a Escola de Sargentos do Exército. A visita acontece sem a presença do ministro da Defesa Nacional, ausente por estar na Universidade do Minho a participar num encontro com os cidadãos, conduzido pelo primeiro-ministro, que serve para assinalar os três anos do atual Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR