De acordo com a Automotive News Europe, o desempenho do grupo Jaguar Land Rover (JLR) durante o presente ano tem sido de tal forma negativo, que tem vindo a prejudicar a classificação do crédito do seu dono, o grupo indiano Tata. A Standard & Poor’s, que já a tinha reduzido de BB para BB-, baixou-a uma vez mais, igualando-a agora a lixo.

Parte dos problemas da Tata têm a ver com o Brexit, que prejudicou a cotação das empresas fabricantes de automóveis com operações no Reino Unido, sendo a JLR uma das mais expostas. No último trimestre, a Tata anunciou perdas de 124,6 mil milhões de euros e iniciou um processo de recuperação da JLR para melhorar o cash-flow em 2,8 mil milhões nos próximos 18 meses.

Parte da estratégia passou pela redução da produção na fábrica de motores em Wolverhampton, bem como nas linhas de produção de Castle Bromwich e Solihull. Isto depois de os empregados de Castle Bromwich terem passado a trabalhar apenas três dias por semana e os funcionários de Solihull terem parado duas semanas em Outubro. Outra das medidas para reduzir os custos foi o anúncio de que ambas as marcas não estariam presentes no próximo Salão de Genebra, em Março de 2019.

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Para a recuperação podem contribuir o lançamento dos novos Range Rover Evoque e Land Rover Defender, tradicionalmente muito importantes para o construtor, bem como o reforço do resto da gama com versões híbridas plug-in, que deverão surgir a partir de 2020.

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Ainda assim, a Standard & Poor’s prevê que, se bem que estes novos modelos e versões possam ajudar aos resultados do grupo britânico, a JLR deverá continuar a perder dinheiro nos próximos 12 a 18 meses.