Rádio Observador

Lançamentos

60 novos carros para ter debaixo de olho em 2019

Eléctricos, híbridos, desportivos, descapotáveis, carrinhas e, claro, SUV. Há propostas para todos os gostos (e orçamentos), no que diz respeito aos novos automóveis que vão chegar ao mercado em 2019.

Estamos nos derradeiros dias do ano, já em contagem decrescente para a entrada em 2019. Não havendo mais nenhum salão automóvel até ao final de 2018, sendo que o próximo ocorre apenas em meados de Janeiro (Detroit), estamos em condições de avançar já aquelas que serão as principais novidades a chegar ao mercado nacional no próximo ano. Um ano que, antes de mais, fica marcado pela entrada em vigor, logo a 1 de Janeiro, do novo diploma que corrige o desajustamento na classificação de veículos para efeitos de portagem, nas auto-estradas e SCUT nacionais. O que significa que veículos com maior altura ao nível do eixo da frente, desde que cumpram as normas ambientais e estejam equipados com Via Verde, deixam de ser penalizados com o pagamento de classe 2, passando a ser considerados classe 1 – uma medida que se saúda e que vem repor (alguma) justiça no sistema de classificação de veículos em Portugal.

Ora, se 2018 foi um ano algo convulso, marcado essencialmente pela entrada em vigor do novo ciclo de medição de consumos e emissões WLTP (World Harmonised Light Vehicle Test Procedure) e pelo ‘ataque’ aos diesel, que se reflecte cada vez mais numa queda da procura deste tipo de motorizações, as novidades para 2019 demonstram que os construtores automóveis não andam distraídos, pelo que a oferta se fará (cada vez mais) de modelos eléctricos ou electrificados. Isto sem que os SUV dêem qualquer sinal de declínio. Pelo contrário. Daí que, entre as novidades para o próximo ano, se encontrem dois novos SUV 100% eléctricos, o Audi e-tron e o Mercedes EQC, bem como a versão eléctrica do crossover Kia Niro. Renault e Nissan também têm uma palavra a dizer em matéria de zero emissões, ambas a avançarem com versões mais interessantes (em termos de autonomia) do Zoe e do Leaf, respectivamente, até porque no próximo ano entra em cena o mais barato dos Tesla… Sem esquecer que, finalmente, chegará ao mercado o primeiro Porsche eléctrico.

Quem continua fã da facilidade e rapidez de abastecimento dos modelos movidos a combustíveis fósseis também tem muito por onde escolher. Para ter uma ideia, três dos modelos mais vendidos no mercado português (Renault Captur, Nissan Juke e Volkswagen Golf) apresentam-se numa nova geração, o mesmo acontecendo com os populares Renault Clio, Opel Corsa e Peugeot 208 – tão ‘só’ o segmento que mais vende no nosso país.

Se não quer perder pitada do que aí vem, percorra a fotogaleria que organizámos por ordem alfabética, de A (Aston Martin) a V (Volvo).

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: scarvalho@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)