Depois de nove horas de “buscas intensas” com recurso a vários aviões e um barco salva-vidas, as operações para encontrar o avião onde seguia o jogador Emiliano Sala foram suspensas com o cair da noite. Segundo a polícia de Guernsey, não foram encontrados quaisquer vestígios do avião que desapareceu esta segunda-feira. Uma decisão sobre o recomeço das operações será comunicada na manhã seguinte, sendo que esta noite não são esperadas mais atualizações.

No segundo dia de buscas pelo avião privado que transportava o antigo avançado argentino do FC Nantes, Emiliano Sala, e que desapareceu esta segunda-feira dos radares no Canal da Mancha, a polícia de Guernsey está a investigar quatro possibilidades: 1) o avião aterrou em qualquer lado mas não estabeleceu contacto; 2) o avião caiu na água e os ocupantes foram apanhados por um navio e não estabeleceram contacto; 3) o avião caiu na água e os ocupantes conseguiram chegar ao barco salva-vidas que estava a bordo; 4) o avião separou-se em contacto com a água e deixou os ocupantes no mar. As autoridades revelaram, entretanto, que a possibilidade a que estão a dar mais prioridade será a de os ocupantes do avião terem conseguido chegar ao barco salva-vidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O futebolista argentino que se afirmou nos franceses do FC Nantes, onde chegou a ser treinado pelo português Sérgio Conceição, deslocava-se esta segunda-feira num avião privado para Cardiff, no País de Gales, para se juntar aos novos colegas de equipa. O avião deveria ter chegado ao destino às 22h locais, mas perto de duas horas antes — cerca de 45 minutos depois de levantar voo — desapareceu dos radares, quando estava na zona do Canal da Mancha, e nunca mais estabeleceu contacto.

Avião privado com jogador argentino desaparece da zona de radares no Canal da Mancha

A polícia de Guernsey tem vindo a atualizar o estado das buscas ao avião, que transportava dois passageiros. Numa das últimas atualizações desta terça-feira, ainda antes de revelarem as quatro hipóteses que estão a considerar nas buscas, as autoridades informavam que a hipótese de sobrevivência, caso o avião tenha caído no mar, eram menores: “Durante o curso das 15 horas de buscas (…) um conjunto de objetos flutuantes foram vistos na água. Não conseguimos confirmar se algum deles pertence à aeronave desaparecida. Não encontrámos sinais dos passageiros. Se porventura aterraram na água, as probabilidades de sobrevivência são, nesta fase, infelizmente reduzidas. (…)”.

As buscas foram retomadas esta manhã: “Retomámos as buscas. Dois aviões estão a escolar e vão procurar numa área determinada onde acreditamos que há uma maior probabilidade de encontrarmos algo, de acordo com uma análise feita sobre as marés e meteorologia desde o momento do desaparecimento”. Segundo as autoridades, os telemóveis dos dois ocupantes do avião podem ser uma ajuda para determinar a localização da aeronave, ainda que essa hipótese ainda esteja a ser analisada.

Sala preferiu “próprios meios”, apesar de o Cardiff se ter oferecido para tratar da viagem

Em declarações ao Wales Online, o presidente do Cardiff, Mehmet Dalman, revelou que o clube se ofereceu para tratar da viagem do avançado argentino para o País de Gales, mas que Emiliano Sala preferiu utilizar “os seus próprios meios”.

Falamos com o jogador e perguntámos se ele queria que tratássemos do voo que, para ser honesto, seria num avião comercial”, referiu Mehmet Dalman.

O dirigente do clube galês disse ainda desconhecer quem planeou o voo e que o Cardiff vai participar na investigação. “Não desistimos enquanto não soubermos todos os factos”, acrescentou.

“A única coisa que quero é que o encontrem”

Horacio Sala, o pai do futebolista argentino Emiliano Sala, reagiu ao desaparecimento do filho com muita emoção e poucas palavras. “Não sei de nada”, “não sei o que fazer”, “não tenho palavras para dizer”, “a única coisa que quero é que o encontrem” e “as horas passam e penso o pior” foram algumas das expressões que proferiu aos jornalistas, em Santa Fé, de onde o filho é natural. Horacio Sala queixou-se também de ainda não ter recebido qualquer informação “da embaixada ou do clube, de ninguém”. Sala tinha assinado recentemente pelos ingleses do Cardiff City. O vídeo das declarações pode ser visto abaixo:

Já são também conhecidas o que se acredita serem algumas das últimas mensagens de Emiliano Sala antes do desaparecimento do avião. Através de uma mensagem de voz no WhatsApp, enviada a um grupo de amigos, o jogador disse: “Olá, maninhos, como estão? (…) Estou aqui no avião, que parece que está a cair aos pedaços. Vou para Cardiff, amanhã já arrancamos. À tarde arrancamos para treinar, rapazes, na minha nova equipa”.

https://twitter.com/NItaquera/status/1087956001402351616

O futebolista argentino que tinha acabado de se transferir para a Premier League, mas que chegou a passar pelas distritais portuguesas, atuando no Crato, clube de futebol de Portalegre, referiu ainda: “Vamos ver o que se passa. Como andam, maninhos, tudo bem? Se numa hora e meia não tiverem novidades minhas, não sei se vão enviar alguém para me procurar porque não me encontram, mas já sabem… Que medo que tenho!”.

Começou nos Distritais em Portugal, foi treinado por Sérgio Conceição, recusou a China pela Premier: o perfil de Emiliano Sala

Após o clássico que opôs o Benfica ao F. C. Porto esta terça-feira, o treinador dos dragões, Sérgio Conceição, referiu-se ao desaparecimento do jogador: “Neste momento, o meu coração, o meu pensamento, está com a família do Emiliano Sala. Foi um jogador meu, do Nantes, um miúdo fantástico, e seguramente a família está a sofrer muito. Nós, equipa técnica, tínhamos uma relação muito boa com todos os jogadores. Sofremos muito hoje com a notícia deste desaparecimento. Não sabemos, neste momento, como estão as coisas, mas o meu pensamento mais forte agora é esse”. O técnico do F. C. Porto já tinha enviado uma mensagem pedindo um “milagre” através do Twitter.