Rádio Observador

Skoda

Vision iV é um coupé de 306 cv. Mas SUV

A principal novidade da Skoda para o Salão de Genebra foi o Vision iV, um SUV com forma de coupé, eléctrico, com 306 cv e concebido sobre a plataforma do VW I.D. Neo, a solução eléctrica do Grupo VW.

Ainda protótipo, o Vision iV levanta a ponta do véu sobre o primeiro eléctrico alimentado a bateria da marca checa do Grupo Volkswagen. Concebido sobre a plataforma MEB, que vai ser estreada pelo VW I.D. Neo, a que se seguirá o Seat el-Born, o Vision iV estreia um posicionamento distinto. Em vez de um veículo convencional, a Skoda avançou para um SUV com forma de coupé e com uma dimensão bastante superior às dos seus irmãos do grupo.

Com 4,67 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,61 m de altura, o novo modelo checo tem o mesmo comprimento de um Kodiaq de sete lugares, sendo ainda mais largo e mais baixo. E até a distância entre eixos não anda longe da que caracteriza o maior dos SUV da marca, com ambos a reivindicar mais de 2,7 metros.

À primeira vista, o Vision iV faz lembrar o VW Crozz, também ele um SUV que adopta uma inclinação maior do pilar traseiro para perseguir um ar mais dinâmico, apesar de não favorecer a capacidade da bagageira. Esta, no caso do Skoda, ainda promete uns interessantes 500 litros.

A MEB permite alojar acumuladores de várias capacidades e no caso do Vision iV atinge 83 kWh, o que garante uma autonomia de 500 km, segundo o método WLTP. A bateria alimenta dois motores, um em cada eixo, para assim assegurar tracção integral. Quanto à potência, a soma aponta para 306 cv, o que garante uma velocidade máxima de 180 km/h, isto depois de passar pelos 100 km/h ao fim de apenas 5,9 segundos.

O Vision iV será o primeiro eléctrico da Skoda, quando surgir em 2020, mas a marca tem o compromisso de lançar no mercado 10 modelos eléctricos alimentados por bateria até 2022.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: alavrador@observador.pt
António Costa

O favor que Costa fez à direita /premium

Sebastião Bugalho

Nestes quatro anos, Costa normalizou tudo aquilo que a direita se esforçou por conquistar, o que levanta uma questão simples: o que poderá dizer o PS contra um futuro governo do centro-direita?

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)