Ainda protótipo, o Vision iV levanta a ponta do véu sobre o primeiro eléctrico alimentado a bateria da marca checa do Grupo Volkswagen. Concebido sobre a plataforma MEB, que vai ser estreada pelo VW I.D. Neo, a que se seguirá o Seat el-Born, o Vision iV estreia um posicionamento distinto. Em vez de um veículo convencional, a Skoda avançou para um SUV com forma de coupé e com uma dimensão bastante superior às dos seus irmãos do grupo.

Com 4,67 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,61 m de altura, o novo modelo checo tem o mesmo comprimento de um Kodiaq de sete lugares, sendo ainda mais largo e mais baixo. E até a distância entre eixos não anda longe da que caracteriza o maior dos SUV da marca, com ambos a reivindicar mais de 2,7 metros.

À primeira vista, o Vision iV faz lembrar o VW Crozz, também ele um SUV que adopta uma inclinação maior do pilar traseiro para perseguir um ar mais dinâmico, apesar de não favorecer a capacidade da bagageira. Esta, no caso do Skoda, ainda promete uns interessantes 500 litros.

A MEB permite alojar acumuladores de várias capacidades e no caso do Vision iV atinge 83 kWh, o que garante uma autonomia de 500 km, segundo o método WLTP. A bateria alimenta dois motores, um em cada eixo, para assim assegurar tracção integral. Quanto à potência, a soma aponta para 306 cv, o que garante uma velocidade máxima de 180 km/h, isto depois de passar pelos 100 km/h ao fim de apenas 5,9 segundos.

O Vision iV será o primeiro eléctrico da Skoda, quando surgir em 2020, mas a marca tem o compromisso de lançar no mercado 10 modelos eléctricos alimentados por bateria até 2022.

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