Um estudo feito pela Primetag às contas de Instagram mais influentes em Portugal confirmou que Cristiano Ronaldo é “rei e senhor” entre os mais influentes e que o futebol é o setor de atividade com maior destaque. Ronaldo é responsável por mais de metade de todas as interações contabilizadas em Portugal, num top3 em que apenas Sara Sampaio se intromete entre os futebolistas.

O estudo contempla uma análise geral e sectorial às contas e aos conteúdos dos portugueses mais influentes no Instagram durante 2018. Foram analisados 1.682 perfis de influenciadores portugueses e mais de 354 mil publicações, tendo sido detetadas 2.710 milhões de interações. O “planeta CR7” monopoliza o Instagram em Portugal e no Mundo, pelo que não é de estranhar que domine os tops de desporto. Não só o próprio Cristiano Ronaldo, mas também a Juventus e a Seleção de Portugal beneficiam da popularidade do jogador.

No desporto, Cristiano Ronaldo, Pepe e Ricardo Quaresma dominam o top de contas mais populares. No que toca às marcas de desporto e fitness, a Prozis lidera a também, seguida pela seleção nacional e pela Adidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na moda é a modelo Sara Sampaio que se destaca no número de seguidores, seguida por Vanessa Martins — que mantém uma relação com outro influencer em destaque –, e Liliana Filipa, completam o pódio. Nas marcas do setor, é a Zara a mais mencionada pelos mais influentes. O estudo destaca ainda a ausência de homens nos tops de moda e beleza, o que não acontece, por exemplo, em Espanha.

Na arte e no entretenimento, a atriz Rita Pereira lidera no setor da televisão, música e cinema, enquanto SirKazzio, Youtuber, lidera no setor do entretenimento digital. Nesta área, o Rock in Rio é o festival de verão mais mencionado, seguido pelo NOS Alive e pelo MEO Sudoeste.

Nas viagens, Paris, Madrid e Londres são o top3 dos destinados preferidos dos influenciadores portugueses. Já no que toca às cidades, Lisboa e Porto lideram, seguidas por Cascais. Neste setor de atividade, João Cajuda — que começou como ator e agora se dedica apenas ao projeto de viagens –, lidera no número de seguidores e ocupa os três primeiros lugares das fotografias com mais interações neste setor.

Na gastronomia, Marco Costa — ex-concorrente da Casa dos Segredos e que mantém uma relação com Vanessa Martins –, lidera o top das contas mais influentes, seguido pelo “Casal Mistério”, cujos vídeos de receitas rápidas são dos conteúdos mais visualizados em Portugal.

O estudo feito pela Primetag, uma empresa que desenvolve tecnologia para o setor de marketing de influência, analisou as contas de Instragram com um minimo de 10 mil seguidores e um máximo de 155 milhões.