790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Filha e genro de professora assassinada no Montijo vão a julgamento

Este artigo tem mais de 4 anos

Foi Diana Fialho que comunicou o desaparecimento da mãe, em setembro de 2018. O corpo foi encontrado carbonizado. Diana e o marido estão acusados de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

Diana Fialho e o marido, Iuri Mata estão em prisão preventiva desde 7 de setembro do ano passado
i

Diana Fialho e o marido, Iuri Mata estão em prisão preventiva desde 7 de setembro do ano passado

Diana Fialho e o marido, Iuri Mata estão em prisão preventiva desde 7 de setembro do ano passado

Diana Fialho e o marido, Iuri Mata, vão mesmo ser julgados por suspeita de co-autoria na morte de Amélia Fialho, professora e mãe da arguida. O juiz de instrução do Tribunal de Instrução Criminal do Barreiro, Carlos Delca, decidiu esta sexta-feira, levar a julgamento o casal acusado dos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

O pedido de abertura de instrução — fase facultativa em que um juiz de instrução criminal decide se o processo segue para julgamento —foi requerido pela advogada da arguida, Tânia Reis. A defesa pedia a nulidade da acusação, alegando que o relatório da autópsia do corpo da vítima ainda não tinha sido anexado ao processo, “pelo que não há indícios de que os arguidos tenham praticado os factos”, lê-se no despacho de pronúncia a que o Observador teve acesso.

Do sangue no quarto ao martelo atirado ao Tejo. 36 horas para deter a filha e o genro da professora

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No requerimento de abertura de instrução, a advogada alegou que o facto de não haver relatório da autópsia “impede que os arguidos exerçam, em plenitude, o seu direito de defesa” — “Mas não têm razão”, considerou o juiz. Carlos Delca defendeu que o relatório da autópsia não é fundamental para que os arguidos exercerem o seu direito de defesa.

Analisados os factos imputados os arguidos e constantes da acusação (…) resulta clara a existência de indícios mais do que suficientes para (…) se concluir que, com tais elementos e em relação aos ilícitos que lhes são imputados, é em sede de julgamento mais provável a condenação dos arguidos, do que a sua absolvição”, lê-se no despacho.

No despacho de pronúncia, o juiz apontou vários factos da acusação para sustentar a sua decisão: as quatro testemunhas, os relatórios de inspeção judiciária “que documentam o local e a forma como e o cadáver da vítima foi encontrado”, as imagens “onde são visíveis os arguidos a adquirir um isqueiro e gasolina“, as roupas dos arguidos ou os “vestígios de sangue encontrados na casa da vítima e dos arguidos”.

O caso é de setembro do ano passado. Diana Fialho comunicou o desaparecimento da mãe através da sua página do Facebook, no dia 3 de setembro — três dias depois de Amélia ter, alegadamente, desaparecido. A participação do desaparecimento foi, aliás, o que levou a Polícia Judiciária (PJ) a suspeitar da filha e do genro de Amélia: alguns elementos não batiam certo, levando a PJ a começar a realizar diligências nesse sentido.

Amélia terá sido morta em casa, depois de drogada e agredida violentamente no crânio com um martelo, que foi depois deitado ao Rio Tejo. O corpo da professora terá sido depois transportado, na bagageira de um carro, e queimado, na zona de Pegões, no Montijo, concelho de Setúbal — onde viria a ser encontrado, no dia 5 de setembro. Nem 48 horas depois, o casal era detido por suspeitas de envolvimento na morte.

A filha e o genro foram então detidos pela PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal. Os detidos foram presentes a tribunal e receberam a medida de coação mais gravosa: estão em prisão preventiva desde 7 de setembro do ano passado. Esta sexta-feira, o juiz Carlos Delca decidiu ainda manter os arguidos em prisão preventiva, pelo menos, masi três meses. Só aí é que a medida de coação será novamente avaliada.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora