Rádio Observador

Solidariedade

Ex-mulher de Jeff Bezos promete doar mais de metade da fortuna a que teve direito após divórcio

MacKenzie Bezos divorciou-se do fundador da Amazon e tornou-se numa das mulheres mais ricas do mundo. Agora, aderiu à iniciativa The Giving Pledge e prometeu doar 36,6 mil milhões de dólares.

O anúncio do divórico foi feito por MacKenzie Bezos no Twitter, no início de abril

JORG CARSTENSEN/AFP/Getty Images

MacKenzie Bezos, ex-mulher do fundador da Amazon, Jeff Bezos, prometeu doar mais de metade da fortuna a que teve direito após o divórcio — o correspondente a 36,6 mil milhões de dólares (cerca 32,78 mil milhões de euros) — e que a tornou, de acordo com a revista Forbes, a terceira mulher mais rica do mundo.

A escritora MacKenzie Bezos é, assim, a mais recente milionária a aderir à campanha The Giving Pledge —  anunciada em 2010 por Bill Gates, cofundador da Microsoft, e por Warren Buffet, fundador da Berkshire Hathaway. A iniciativa incentiva as pessoas mais ricas do mundo a doar mais de metade das suas fortunas ainda em vida ou no testamento — à qual já se juntaram nomes como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, ou Richard Branson, fundador do grupo Virgin.

MacKenzie Bezos escreveu uma carta que foi publicada no site da The Giving Pledge, na qual explica que a sua “abordagem à filantropia vai continuar a ser ponderada. “Mas não vou esperar. E vou continuar até que o cofre esteja vazio”, acrescenta. A autora defende que “há muitos recursos que cada um de nós pode usar para partilhar com os outros — tempo, atenção, conhecimento, paciência, criatividade, talento, esforço, humor, compaixão”.

Além de todos os recursos que a vida me deu, tenho uma quantidade de dinheiro desproporcional para partilhar”, escreveu MacKenzie

Jeff Bezos partilhou a carta da ex-mulher nas redes sociais, no Twitter, elogiando a sua decisão. “A MacKenzie será incrível e atenciosa na filantropia. A carta dela é tão bonita. Vai-te a eles, MacKenzie”, escreveu na publicação

MacKenzie Bezos ficou com 25% das ações da Amazon, após a conclusão do processo de divórcio. O anúncio do divórcio foi feito por MacKenzie Bezos no Twitter, no início de abril. “Estou grata por ter terminado o processo de dissolução do meu casamento com o Jeff, com apoio mútuo e de todos os que nos contactaram com carinho, e expectante para a próxima fase, enquanto pais e amigos”, escreveu na altura. Com o divórcio, MacKenzie Bezos  tornou-se na terceira mulher mais rica do mundo, segundo a revista Forbes. O agora ex-marido Jeff Bezos continuou a ser o mais rico do mundo.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: cbranco@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)