A incorporação de 200 novos militares da GNR antes do final do ano está a ser bloqueada pelo Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, noticia o Jornal de Notícias (JN). A incorporação dos militares tinha sido anunciada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que tutela as forças de segurança, em maio deste ano.

Nenhum dos ministérios avançou qualquer justificação para o atraso na incorporação dos militares, refere o JN. Fontes das duas tutelas adiantaram ao jornal que isto se deve às cativações impostas por Mário Centeno. O bloqueio, no entanto, não espanta o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda, César Nogueira, que indica que tem sido o ministério de Mário Centeno a decidir o que se pode fazer ou não.

Associação de profissionais da GNR sai de reunião com Cabrita a avisar que “serão milhares” na manifestação de 5ª feira

César Nogueira defende que “nos próximos quatro anos seria necessária a incorporação de mil guardas por ano”, tanto para colmatar as lacunas já existentes como para substituir os militares que entretanto se reformarem.

No dia em que PSP e GNR se manifestaram por melhores condições de trabalho, Eduardo Cabrita garantiu que o Governo ia implementar um programa plurianual de admissões nas forças armadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR