790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Morreu Christopher Tolkien, filho do autor de “O Senhor dos Anéis” e guardião da Terra Média

Este artigo tem mais de 4 anos

Ao longo de 47 anos, Christopher foi um editor e um guardião dedicado da obra do seu pai. Foi ele que deu a conhecer "Silmarillion", uma das obras fundamentais para entender o mundo de J.R.R Tolkien.

Christopher Tolkien era especialista em Inglês Antigo e Médio, mas foi como editor da obra do seu pai que ficou conhecido
i

Christopher Tolkien era especialista em Inglês Antigo e Médio, mas foi como editor da obra do seu pai que ficou conhecido

Christopher Tolkien era especialista em Inglês Antigo e Médio, mas foi como editor da obra do seu pai que ficou conhecido

Christopher Tolkien, filho do escritor inglês J.R.R. Tolkien, morreu na quarta-feira, na região da Provença, em França, aos 95 anos. Executor literário do seu pai desde a morte deste, em 1973, Christopher Tolkien foi responsável por todas as edições da obra de Tolkien nos últimos 47 anos e por dar a conhecer obras que são hoje essenciais para a compreensão e estudo do autor de O Senhor dos Anéis. A mais importante é talvez Silmarillion, um conjunto de histórias mitológicas da Terra Média organizado por Christopher Tolkien. O volume foi publicado pela primeira vez em 1977, depois de um trabalho de organização e compilação que lhe levou quatro anos.

O terceiro filho de J.R.R. Tolkien e da sua mulher, Edith Mary Bratt, Christopher nasceu em Leeds, a 21 de novembro de 1924. Como recordou a HarperCollins, responsável pela publicação das obras de Tolkien, numa reação à morte de Christopher, o seu trabalho de editor começou quando tinha cinco anos e começou a notar as inconsistências nas histórias que o pai lhe costumava contar na hora de deitar. Uma criança que ficava frequentemente doente, Christopher, que ficava muitas vezes em casa, desenvolveu uma estreita relação com o seu pai, que lhe costumava ler os textos em que estava a trabalhar. Por cada erro que conseguiu encontrar em O Hobbit, a primeira obra que Tolkien publicou, o pai deu-lhe dois pences. Christopher costumava dizer que cresceu no mundo da Terra Média.

Christopher Tolkien passou a infância em Oxford, onde começou por frequentar a faculdade antes de se alistar, durante a Segunda Guerra Mundial, na Força Aérea britânica, sendo colocado na África do Sul para o treino. Já nessa altura o pai lhe chamava “o meu principal crítico e colaborador”. Depois do fim da guerra, concluiu os estudos, tornando-se professor na Universidade de Oxford de Inglês Antigo e Médio e de Islandês Antigo, línguas em que o seu pai era também especialista. Tal como ele, Christopher era um dedicado leitor e passou boa parte da sua vida rodeado por livros.

O cartógrafo da Terra Média e o primeiro grande estudioso de Tolkien

Tornou-se oficialmente o executor literário de Tolkien e responsável por todas as edições das suas obras em 1975, embora tenha começado a trabalhar com os manuscritos deixados pelo pai logo após a sua morte, em 1973. Tolkien publicou apenas quatro livros passados no mundo ficcionado da Terra Média — O Hobbit e a trilogia de O Senhor dos Anéis. Todos os outros foram publicados postumamente por Christopher, a começar por Silmarillion, a grande obra mitológica em que Tolkien trabalhou toda a vida e que deixou inacabada.

O trabalho de edição levou-lhe quatro anos. Quando foi publicado, Silmarillion atingiu imediatamente o número um da tabela de vendas do Reino Unido e foi bestseller internacional. É ainda hoje considerado uma das obras mais relevantes de Tolkien e fundamental para compreender o mundo criado pelo escritor. “Sem Cristopher, teríamos muito pouco conhecimento sobre como Tolkien criou esta mitologia e o seu conjunto de lendas”, apontou Thomas Shippey, especialista no autor inglês, de acordo com o The New York Times.

“Os estudos sobre Tolkien não seriam o que são hoje sem o contributo de Christopher Tolkien”, disse por sua vez Dimitra Fimi, citada pela Tolkien Society. “Desde a edição de Silmarillion à tarefa monumental de nos dar a série História da Terra Média, ele revelou a grande visão do seu pai de uma mitologia rica e complexa. Ele deu-nos uma janela para o processo criativo de Tolkien e comentário académico que enriqueceu o nosso conhecimento da Terra Média. Ele foi o cartógrafo da Terra Média e o seu primeiro estudioso.”

Christopher deixou Oxford em 1975 para se dedicar exclusivamente às 70 caixas de material por publicar que o seu pai deixou. Mudou-se para França e foi nesse país que passou o resto da sua vida. Vivia atualmente na zona da Provença com a segunda mulher, Baillie Klass, editora do volume Cartas do Pai Natal. Christopher supervisionou a publicação de 24 edições, incluindo os 12 volumes da História da Terra Média. A última, A Queda de Gondolin, saiu em 2018. O livro — uma história que Tolkien começou a escrever em 1916 quando estava no exército — está publicado em Portugal pela Planeta.

Charlie Redmayne, diretor-executivo da HarperCollins, lembrou que “Christopher era um curador devorado do trabalho do seu pai e a popularidade intemporal e contínua do mundo que J.R.R. Tolkien criou é testemunho das décadas que passou a levar a Terra Média a várias gerações de leitores. O homem mais encantador e um verdadeiro cavalheiro, foi uma honra e um privilégio conhecê-lo e trabalhar com ele”.

Artigo atualizado às 12h22 de 17 de janeiro de 2020

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora