A 13 de março, Tom Hanks anunciava o diagnóstico no Instagram. Tanto ele como a mulher, a atriz a cantora Rita Wilson, haviam testado positivo para o novo coronavírus e já apresentavam os primeiros sintomas. Viveram a quarentena longe de casa, na Austrália, para onde tinham viajado a propósito da rodagem do filme sobre a vida de Elvis Presley, realizado por Baz Luhrmann. Durante sensivelmente duas semanas, chegaram a ser hospitalizados, dada a gravidade dos sintomas. No final do mês regressaram a casa e há cerca de uma semana, o ator de 63 anos surgiu recuperado a conduzir, a partir de casa, o Saturday Night Live.

Na Austrália há cerca de uma semana, o casal apresentou os primeiros sintomas a 9 de março, e os médicos sempre alegaram que teriam sido expostos ao vírus pela mesma pessoa, mas todos os esforços para identificar a cadeia de contágio foram inconclusivos. “Estávamos no início de março, as pessoas ainda não mantinham distanciamento social. Mas eu já tinha deixado de dar apertos de mão e abraços. Já estava a tomar as minhas próprias medidas. No voo para a Austrália, fui tipo Lady Macbeth — nunca nada estava suficientemente limpo”, recordou Rita Wilson, numa entrevista publicada esta sexta-feira pelo britânico The Guardian.

Tom Hanks e Rita Wilson na última edição dos Óscares © FilmMagic

O novo coronavírus acabou por apanhar até a cuidadosa Rita Wilson, também ela de 63 anos. O casal acabaria por ser internado durante dois dias. “Tínhamos os dois febre alta e extremamente doridos. Perdi o paladar e o olfato, tive problemas de estômago e tremores inacreditáveis. Estava assustada”, conta a atriz e cantora, casada há 32 anos com Tom Hanks, com quem tem dois filhos, Chet e Truman, com 29 e 24 anos, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os médicos australianos medicaram-na com cloroquina (que não é o mesmo que a hidroxicloroquina defendida or Donald Trump, segundo Wilson fez questão de sublinhar), substância usada no tratamento da malária, mas que alguns países estão a usar em doentes com Covid-19, no seguimento de estudos apontam para uma administração bem sucedida. A febre de Rita desceu, mas os efeitos secundários foram duros. “Náuseas extremas, vertigens, parecia que os meus músculos eram noodles moles, não aguentava mais”, descreveu na mesma entrevista.

View this post on Instagram

See it to believe it

A post shared by Rita Wilson (@ritawilson) on

“O facto de termos apanhado o vírus ao mesmo tempo tornou as coisas um pouco mais fáceis”, assinalou Wilson. Após o internamento, o casal voltou ao hotel em convalescença. Fala numa maratona de filmes antigos, jogos de cartas e em “Tiger King”, o último grande êxito da Netflix.

O passatempo seguinte foi reaprender a fazer rap. Ainda fechada num quarto de hotel, gravou um vídeo a interpretar o clássico “Hip Hop Hooray”, dos Naughty by Nature, e publicou-o no Instagram. Quatro minutos que se tornaram virais e geraram uma onda de comentários entre os mais famosos, com Jennifer Aniston e Kim Kardashian incluídas. O sucesso da gravação chegou a Vin Rock, um dos ex-integrantes do grupo. O músico e a atriz trocaram impressões e acabaram por lançar uma versão remisturada do tema com a voz de Wilson. As receitas do tema revertem para o MusiCares COVID-19 Relief Fund.

“É surreal. Estou grata pela música, mais também por não terem achado que isto era horrível. Ainda não nos encontrámos, temos falado ao telefone e estou a gostar bastante de conhecê-lo. Tem sido muito divertido”, revelou Rita Wilson numa entrevista à Rolling Stone publicada esta semana. De volta a Los Angeles, a atriz e cantora falou ainda do trabalho árduo que foi conseguir entender a letra. Com a ajuda do dicionário urbano, desbravou o tema de 1993 — “foi como aprender Shakespeare quando só tinha lido os Ladrões sem Jeito“.