790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Consulado de Portugal em Macau nega operação geral de repatriamento via Hong Kong

Este artigo tem mais de 3 anos

Segundo o Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, não está em curso qualquer operação geral de portugueses, "nem tão pouco está a ser criado um corredor humanitário" entre Macau e Hong Kong.

Entre os pedidos de ajuda estão os de cinco cidadãos portugueses, indicaram as autoridades, que explicaram que o seu contributo passaria por garantir transporte e por contactos com a região administrativa especial chinesa vizinha
i

Entre os pedidos de ajuda estão os de cinco cidadãos portugueses, indicaram as autoridades, que explicaram que o seu contributo passaria por garantir transporte e por contactos com a região administrativa especial chinesa vizinha

Carmo Correia/LUSA

Entre os pedidos de ajuda estão os de cinco cidadãos portugueses, indicaram as autoridades, que explicaram que o seu contributo passaria por garantir transporte e por contactos com a região administrativa especial chinesa vizinha

Carmo Correia/LUSA

O Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong negou que esteja em curso uma operação geral de repatriamento de portugueses ou a ser criado um corredor humanitário entre Macau e o aeroporto de Hong Kong.

Numa nota publicada na rede social Facebook na terça-feira e assinada pelo cônsul-geral, a missão diplomática vem “esclarecer não estar em curso uma operação geral de repatriamento de cidadãos portugueses que no presente se encontrem em Macau e desejem regressar a Portugal, nem tão pouco está a ser criado um corredor humanitário entre a RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] e o Aeroporto Internacional de Hong Kong”.

A mensagem de Paulo Cunha-Alves surgiu pouco depois de uma conferência de imprensa diária de acompanhamento da Covid-19 realizada pelas autoridades de Macau, na qual se deu conta que a RAEM recebeu pedidos de ajuda de vários consulados sobre estrangeiros que querem regressar a casa.

Entre os pedidos de ajuda estão os de cinco cidadãos portugueses, indicaram as autoridades, que explicaram que o seu contributo passaria por garantir transporte e por contactos com a região administrativa especial chinesa vizinha.

Num momento em que o transporte marítimo e pela ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau está suspenso entre as duas cidades, a solução poderia passar por garantir um corredor especial, medida que, em março, permitiu o regresso de milhares de residentes através do Aeroporto Internacional de Hong Kong, sem que tenham sido obrigados a cumprir quarentena na antiga colónia britânica.

O mesmo corredor foi usado para garantir o regresso de alguns pacientes tinham ficado retidos em Hong Kong, onde tinham recorrido a tratamentos médicos.

Na mesma mensagem no Facebook, o Consulado Geral de Portugal em Macau e Hong Kong lembrou que “no âmbito do combate à pandemia da Covid-19 a legislação da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) impõe, desde o dia 24 de março, a realização de uma quarentena obrigatória para todos quantos desejem entrar no seu território, pela via terrestre ou via Aeroporto Internacional de Hong Kong”.

A título excecional, e com base em argumentos devidamente fundamentados e documentados, as autoridades da RAEHK poderão isentar o viajante da obrigatoriedade de cumprir uma quarentena de 14 dias”, acrescentou.

Algo que só poderá “acontecer quando o viajante apresentar, individualmente, razões de ordem humanitária, razões de saúde ou razões que sirvam o interesse público de Hong Kong”, sendo que “a isenção será baseada em necessidades genuínas e urgentes que devem ser devidamente justificadas”, escreveu.

Ou seja, concluiu: “cada caso que é submetido ao Consulado Geral de Portugal deve ser considerado individualmente e com base nos seus méritos próprios“.

Macau está há 27 dias sem novos casos e seis pessoas continuam a receber tratamento à Covid-19.

A partir de janeiro, Macau registou uma primeira vaga de dez casos. Depois de 40 dias sem identificar novos contágios, o território detetou a partir de 15 de março mais 35, todos eles importados.

Já Hong Kong registou, desde o início da epidemia, pouco mais de mil casos e quatro mortos devido à Covid-19.

Em Portugal morreram 1.074 pessoas das 25.702 confirmadas como infetadas, e há 1.743 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias France-Presse (AFP), a pandemia já provocou mais de 256 mil mortos e infetou quase 3,6 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora