O Presidente dos Estados Unidos declarou esta sexta-feira o estado de emergência para as comunidades do Michigan afetadas por fortes inundações, que ocorreram após as águas transbordarem as barragens da região.

Trump, que esteve no Michigan a visitar uma unidade de produção da Ford, assinou a declaração de emergência que autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Crises a coordenarem a resposta à emergência. Os avisos de inundação no Michigan foram emitidos após a chuva forte que cai desde domingo.

Muitos dos residentes na zona central do estado do Michigan continuam fora das suas casas, apesar de o nível da água ter recuado, depois de ter transposto duas barragens e submergido casas e estradas.

No liceu da cidade de Midland, 90 por cento das pessoas albergadas no ginásio são seniores, indicou o coordenador do abrigo temporário, Jerry Wasserman, frisando que foram tomadas medidas de prevenção face à pandemia de Covid-19, que tem nos mais idosos um grupo de risco. A maior parte da região permanece debaixo de água e as inundações continuam a ser uma ameaça para as comunidades junto ao rio Tittabawassee.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades estimam que pode demorar dias até se ter noção dos danos causados. Para já, não há registo de mortos ou feridos.

As inundações na zona de Midland, a 225 quilómetros a norte de Detroit, forçaram 11 mil pessoas a deixarem as suas casas, após o que o serviço meteorológico nacional classificou como “falhas catastróficas nas barragens” de Edenville e Sanford.

Em 2018, havia 19 barragens de alto risco em condições insatisfatórias ou más no Michigan. A barragem de Edenville, construída em 1924, foi considerada insatisfatória em 2018 e a Comissão Federal de Regulamentação de Energia revogou a licença da empresa que a operava.

A represa de Sanford, construída em 1925, recebeu uma classificação que lhe permitia continuar a funcionar. Ambas as barragens estão em processo de venda.