Mais de 60 concelhos, sobretudo do interior Norte e Centro do país, estão em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê para esta quarta-feira uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior e coloca nove distritos sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

A situação de alerta decretada pelo Governo já não está em vigor, mas segundo o IPMA, além da subida da temperatura, o vento ainda vai soprar forte na faixa costeira e nas terras altas.

Além dos mais de 60 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro, em risco máximo de incêndio, o IPMA coloca grande parte da região Norte e Centro, e alguns municípios do Algarve, em risco muito elevado. Em risco elevado estão mais de 50 municípios dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Nove distritos em aviso amarelo por causa do calor

Os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Évora e Beja estão esta quarta-feira sob aviso amarelo por causa do calor, uma situação que se vai prolongar até às 20h de quinta-feira, segundo o IPMA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Todo o território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial e Flores.

Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

O IPMA prevê para esta quarta-feira nebulosidade matinal no litoral Centro, vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior.

As temperaturas máximas vão variar entre os 22º (Aveiro) e os 39º (Évora) e as mínimas entre os 15º (Bragança, Aveiro, Coimbra e Leiria) e os 24º em Portalegre.