A diretora geral da Saúde, Graça Freitas, explicou esta sexta-feira que o fecho das escolas por causa do novo coronavírus, a ser feito, será “cirúrgico”. “A intenção é que encerrar na totalidade uma escola seja uma exceção”, disse na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da Covid-19 em Portugal.

Assim, cada escola será uma escola. As autoridades vão avaliar sempre as condições daquelas instalações, assim como os contactos dos infetados e o comportamento do vírus naquela comunidade. Graça Freitas defendeu também que quando for possível limitar a uma turma, a uma zona, ala ou um setor o encerramento, assim será feito. Só “em casos extraordinários”, com muitos casos na escola e uma propagação comunitária intensa, é que a escola poderá ser encerrada. Lembrando que são ponderados muitos critérios para a tomada de decisão.

“Temos que restringir a nossa socialização mesmo, temos que esforçar-nos para não termos contactos com outras pessoas, porque quantos menos contactos, menos contágio”, avisou .

Guimarães recomenda uso de máscara nas ruas e pede ao Governo que a torne “obrigatoriedade legal”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Graça Freitas voltou a lembrar que a utilização de máscaras por si não serve para conter a infeção pelo novo coronavírus. Quando questionada pelo Observador se ponderava impor a utilização destes equipamentos de proteção na rua, à semelhança do que fez o presidente da Câmara de Guimarães, a responsável afirmou que para já não.

“Não quer dizer que não possa a vir ser recomendada em agrupamentos de mais pessoas, situação diversa é recomendar o uso universal”, ressalvou.

A diretora geral da Saúde sublinhou que os contactos entre outros agregados familiares e com pessoas que vivam noutras “bolhas” devem ser evitados ao máximo e a maior parte dos últimos casos de contágio foram registados entre agregados da mesma família que se juntaram.

“Neste momento quando vamos ver os surtos é famílias, é a família, é a família,, depois é o social, o laboral, e é a família, familia”, disse.

No dia em que o número de casos voltou a subir para 687 novos (desde 16 de abril que não se registava um número tão alto) e em que nas últimas 24 horas três pessoas morreram com o novo coronavírus, a ministra da Saúde, Marta Temido, fez questão de sublinhar que “este recomeço” no regresso às aulas “se faz num contexto pandémico”.

Boletim DGS. Maior aumento absoluto desde 16 de abril, 27.º dia com casos activos a subir

“Estamos melhor preparados, para resposta a esse contexto, em termos de recursos, de métodos de trabalho, em termos de conhecimentos, mas até à vacina e ao tratamento eficaz há um risco real”, avisa a ministra Marta Temido. Lembrando que a única forma de “achatar a curva” e reduzir o número de novos casos é através do “esforço individual de cada um”.

De sublinhar que a partir de terça-feira são proibidos ajuntamentos de mais de dez pessoas e nos estabelecimentos junto às escolas e em centros comerciais não podem atender grupos superiores a 4.

Vou ter horas diferentes para chegar ao trabalho? Só posso ir com três colegas ao café perto da escola? 18 respostas sobre o que muda