Muitas vezes não há melhor forma de aceitar a realidade entrando em contacto direto com ela e em Java Oriental, uma província da Indonésia, as autoridades locais levam essa ideia muito a sério. O The Jakarta Post conta que pelo menos oito pessoas da localidade de Gresik foram obrigadas a cavar sepulturas para vítimas da Covid-19 como punição por não usarem máscaras em público.

Segundo este jornal indonésio, o responsável máximo do distrito de Cerme, Suyono, disse que decidiu punir estes oito indivíduos que se recusaram a usar máscara obrigando-os a cavar sepulturas no cemitério público da vila de Ngabetan. “Existem apenas três coveiros disponíveis no momento, então achei melhor colocar essas pessoas a trabalhar com eles”, disse o responsável na passada quarta-feira. Acrescentou ainda que as autoridades locais garantiram que estes “coveiros” não participassem dos enterros.

Foram designadas duas pessoas para cada túmulo, um com a tarefa de cavar a sepultura e o outro coloca tábuas de madeira dentro do buraco para apoiar o cadáver. “Esperamos que isto possa criar um efeito dissuasor contra estas violações”, disse Suyono.

O mesmo responsável explicou que o número de casos continua a aumentar nesta zona da Indonésia e isso levou as autoridades a reforçar os protocolos de segurança. Os residentes que violarem os protocolos estão sujeitos a multas ou prestação de serviços comunitários como punição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR