790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Guardiola voltou ao passado para encontrar um presente que dê futuro mas o anjo da guarda continua a chamar-se Gabriel

Este artigo tem mais de 3 anos

Treinador explicou durante a semana que recuperou os princípios das épocas anteriores para relançar a equipa. Mas o anjo da guarda do City é o mesmo: Gabriel, que valeu a vitória com o Sheffield (1-0)

Manchester City v Sheffield United - Premier League
i

O avançado brasileiro abriu o marcador ainda nos dez minutos iniciais

Getty Images

O avançado brasileiro abriu o marcador ainda nos dez minutos iniciais

Getty Images

A série “All Or Nothing: Manchester City” permite ter um olhar muito abrangente e pormenorizado sobre a forma como Pep Guardiola revolucionou o futebol do clube inglês. Com incidência na temporada 2017/18, a primeira em que o espanhol conquistou a Premier League, os longos episódios deixam entender a maneira como Guardiola mudou uma equipa, a maneira como Guardiola colocou uma equipa a sofrer com as derrotas, a vibrar com as vitórias e a jogar como uma família. De lá para cá, o City também foi campeão no ano seguinte mas falhou o título na época passada, abrindo espaço para a conquista do Liverpool. E, nesse processo, algo se perdeu.

Além de continuar a falhar a vitória na Liga dos Campeões, que é ainda um objetivo do clube, o Manchester City deixou escapar a Premier League na época passada, deixou escapar a Taça de Inglaterra e ficou apenas com a Taça da Liga. No início desta temporada, os resultados irregulares — que incluíram uma goleada em casa, por 2-5, sofrida contra o Leicester — voltaram a confirmar que o City tinha perdido alguma identidade. Que jogadores que outrora tinham sido cruciais, como Bernardo Silva, estavam apagados; que o rolo compressor, que outrora anulava praticamente todos os adversários com vários golos, estava enferrujado; e que a capacidade de Guardiola reagir a um resultado negativo, que outrora tinha conquistado vitórias, estava abaixo do normal.

Nas últimas semanas, porém, o Manchester City recuperou o fôlego. Rúben Dias e John Stones formam agora uma dupla impressionante no centro da defesa, João Cancelo é agora um elemento importante no movimento ofensivo da equipa, Gündoğan está agora num momento de forma assinalável e os jovens Ferrán Torres e Phil Foden têm cada vez mais influência nos jogos. Os citizens chegavam este sábado à receção ao Sheffield United no topo da Premier League, com sete vitórias nas últimas sete jornadas e totalmente invictos há 18 jogos para todas as competições. O que é que mudou? Guardiola decidiu ir ao passado inspirar-se para mudar o futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não estava a gostar da forma como jogávamos e tivemos de voltar ao que fazíamos nas temporadas anteriores, com os extremos mais abertos e colocados na profundidade. Voltámos aos nossos primeiros princípios. O resto foi a qualidade dos jogadores a falar por si. Devido a muitas razões, no início da época tivemos de adaptar o modelo de jogo mas percebi que, com os extremos colocados desta forma, somos mais equilibrados e temos mais controlo do jogo. Tendo mais bola, corremos menos”, disse o treinador espanhol na conferência de imprensa de antevisão, ressalvando depois, numa entrevista ao site oficial do clube, que tem a “sensação” de que a equipa está mesmo a melhorar. “Estamos mais confortáveis. Controlamos mais aspetos do que em alguns jogos no início da temporada, quando os jogadores não estavam em forma ou tiveram Covid. Estamos de volta e a melhorar, mas o futebol está sempre mudando, então não podemos achar que acabou. O futebol são pequenos detalhes que podem ser destruídos. Não podemos desapontar-nos quando os resultados não forem bons porque a situação é estranha. E quando correm bem, temos que ter calma e pensar no próximo jogo”, explicou Guardiola, que estava finalmente no caminho certo para ganhar a Premier League pela terceira vez desde que chegou a Inglaterra.

Manchester City v Sheffield United - Premier League - Etihad Stadium

O treinador espanhol reconheceu esta semana que o início da temporada foi difícil para o Manchester City

Este sábado, o adversário era então o Sheffield United — que está enterrado na última posição da tabela, com apenas duas vitórias em 20 jornadas, mas que a meio da semana surpreendeu e venceu o Manchester United em Old Trafford. Na liderança da classificação com mais um ponto do que os red devils, o City tinha então a possibilidade de abrir quatro pontos de vantagem (sendo que o United jogava mais tarde, ainda este sábado, e que o City tem um jogo em atraso). No Etihad, Guardiola poupava João Cancelo, que tem sido sempre titular, e lançava Kyle Walker na direita da defesa. Stones, Mahrez e Sterling também descansavam e Laporte, Torres e Foden saltavam para o onze, sendo que Bernardo e Rúben Dias mantinham a titularidade. No meio-campo, Fernandinho voltava a render De Bruyne, que sofreu uma lesão muscular na semana passada contra o Aston Villa.

Tal como tinha acontecido na última jornada, que acabou com uma goleada ao West Bromwich, o Manchester City não precisou de dez minutos para inaugurar o marcador. Ferrán Torres aproveitou um ressalto na direita para avançar no corredor, chegou a estar sentado no chão mas conseguiu ganhar a disputa na insistência e ainda tirou dois adversários da frente antes de fazer a assistência. Na pequena área, Gabriel Jesus não recebeu da melhor maneira, teve de dar um passo atrás mas teve tempo e espaço para se reorganizar e rematar para dentro da baliza (9′). Apesar de um arranque a meio gás, sem grande velocidade nem intensidade, o City aproveitava a eficácia absoluta para chegar ao intervalo a ganhar sem grandes sobressaltos, dominando a partida com posse de bola e praticamente sem sair do meio-campo adversário. O Sheffield, do outro lado, fez apenas um remate, já depois da meia-hora e direitinho para as mãos de Ederson (35′).

Na segunda parte, a lógica pouco se alterou. O Manchester City não estava a asfixiar nem tinha enormes oportunidades de golo, mas resguardava a posse de bola suficiente para manter o Sheffield completamente encerrado no próprio meio-campo. A equipa de Guardiola trocava a bola tranquilamente nas imediações da grande área, avançava quando descobria espaços e era especialmente perigosa através de cruzamentos a partir das alas, mas não precisava de enorme intensidade para manter a vantagem. Do outro lado, o Sheffield fez o segundo remate na partida à passagem da hora de jogo, um pontapé de fora de área que passou muito por cima (61′), e o relógio continuava a rodar sem que o marcador fosse ameaçado. Phil Foden ainda protagonizou um susto para Guardiola, com uma colisão que o deixou com marcas no rosto, mas recuperou; o treinador do Sheffield, Chris Wilder, mexeu pela primeira vez antes dos 20 minutos da segunda parte, trocando de avançado.

O Manchester City podia ter acabado com o jogo em dois lances consecutivos, primeiro com um remate de Zinchenko que o guarda-redes Ramsdale segurou — e que foi também o primeiro remate enquadrado da segunda parte — e depois com um cabeceamento por cima de Laporte. A equipa de Guardiola não conseguia chegar ao segundo golo da tranquilidade, apesar de ter as ocorrências aparentemente controladas, e o Sheffield começava a acreditar que um lance isolado poderia valer um ponto no Etihad. A cerca de um quarto de hora do final, Chris Wilder fez uma dupla substituição e tirou um defesa para lançar um avançado e o jogo partiu ligeiramente, com o City a sentir a pressão da vantagem mínima. A melhor chance do Sheffield apareceu já nos instantes finais, com um remate ao lado de John Fleck (86′), e Guardiola só mexeu mesmo em cima dos 90 minutos, ao trocar Torres por Rodri.

No fim, porém, os citizens conseguiram mesmo garantir a vitória, a oitava jornada seguida a ganhar, a manutenção da liderança da Premier League e os provisórios quatro pontos de distância para o Manchester United, num jogo onde Bernardo Silva foi considerado o melhor em campo. Guardiola explicou durante a semana que teve de puxar o filme atrás para recuperar a identidade do Manchester City, preparar o presidente e desenhar o futuro. Mas a verdade é que o anjo da guarda do clube continua a ser Gabriel Jesus, já que o City nunca perdeu um jogo da Premier League em que o avançado brasileiro tenha marcado.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora