“O Hospital de São João comunicou ao FC Porto que Alfredo Quintana faleceu às 12h00 de hoje. O guarda-redes luso-cubano da equipa de andebol, de 32 anos, tinha sido internado na segunda-feira depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória quando se preparava para iniciar um treino no Dragão Arena”. A notícia mais temida chegou e os azuis e brancos anunciaram ao início da tarde a morte de uma das grandes figuras do clube.

“Não sou um sobrevivente. Sou um guerreiro extraordinário”. Morreu o bom gigante, Alfredo Quintana. Tinha 32 anos

“Natural de Havana, Alfredo Eduardo Quintana Bravo afirmou-se como um dos melhores andebolistas mundiais na sua posição durante a década em que jogou na Europa, aonde chegou em 2011 após ter dado nas vistas no Campeonato Pan-americano de 2010, no Chile, e ter defendido a seleção cubana no Mundial de 2009, na Croácia. Ao serviço do FC Porto, que o distinguiu com o Dragão de Ouro de Atleta de Alta Competição do Ano em 2014, Quintana venceu seis campeonatos nacionais, uma taça de Portugal e duas supertaças, além de ter contribuído decisivamente para as excelentes campanhas europeias das temporadas mais recentes. Nos últimos sete anos, depois de se naturalizar, o guarda-redes também integrou a seleção nacional portuguesa e brilhou no Europeu de 2020 e no Mundial de 2021″, recordou o clube, na nota deixada no site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Contando com diversos reconhecimentos individuais no palmarés, Quintana distinguia-se também pelas qualidades humanas, com destaque para a alegria com que contagiava todos os que acompanhavam o seu percurso. A perda tão dura e inesperada do Homem, mais ainda do que a do atleta, deixa enlutado o FC Porto, que transmite as mais sentidas condolências aos amigos e à família do Alfredo Quintana”, concluiu.

Já depois de ter recordado mais algumas frases do guarda-redes, o Twitter oficial do clube partilhou também um vídeo sobre alguns dos melhores momentos. “Agora temos uma missão: contar a quem não viu as histórias, as defesas, os jogos e o privilégio que foi ter Alfredo Quintana a defender a nossa baliza”, salientou. E as imagens não demoraram a tornar-se virais, mostrando a dimensão do atleta que faleceu apenas aos 32 anos.

E entre a corrente de apoio, consternação e solidariedade dos azuis e brancos que se multiplicou nas redes sociais nasceu também uma petição. “Depois da triste notícia da morte do nosso querido Alfredo Quintana, decidi fazer esta petição em modo de homenagem a um homem que viveu o clube como muitos não vivem, até à última gota e sempre defendeu e bem as cores e as balizas do nosso clube”, defende essa proposta, criada por volta das 14h30 e que em uma hora e meia tinha reunido já cerca de 400 assinaturas.